Após manifesto, CALU inicia negociações para regularizar pagamentos atrasados de produtores de leite de Goiás

Em nota oficial, a CALU admitiu as dificuldades financeiras enfrentadas devido a uma crise na empresa que já persiste há mais de uma década

(Foto: Reprodução)

Na manhã de terça-feira, 31 de outubro, mais de 100 produtores de leite da região de Catalão se uniram em um manifesto denominado “Ato do Leite”, ocorrido em frente à sede da Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (CALU), situada na cidade mineira de Uberlândia. Os manifestantes, munidos de faixas e um carro de som, protestaram contra a falta de pagamento por parte da cooperativa, que tem gerado dificuldades financeiras para os produtores.

Em nota oficial, a CALU admitiu as dificuldades financeiras enfrentadas devido a uma crise na empresa que já persiste há mais de uma década. A situação se agravou recentemente devido às adversidades no cenário econômico do setor leiteiro.

Leia mais:

Em busca de uma solução, Wender Antônio Ferreira, presidente da Cooperativa Agropecuária de Catalão (COACAL), e alguns produtores se reuniram com a diretoria da CALU, na sede da empresa. De acordo com Wender, foi feita uma ata que será oficializada no Conselho. Conforme discutido durante a reunião, a CALU está estabelecendo uma parceria com a CCPR – Central das Cooperativas de Produtores Rurais na tentativa de quitar os pagamentos atrasados do leite. Caso a totalidade da dívida não seja paga, a cooperativa oferecerá imóveis como garantia. No entanto, todas essas decisões serão tomadas na próxima terça-feira, 07 de novembro, após aprovação pelo conselho da CALU

A dívida da CALU com os produtores chega a aproximadamente 6 milhões de reais, afetando cerca de 213 produtores, incluindo associações, e impactando diversos municípios na região de Catalão. À época, a produção de leite fornecida à Cooperativa de Uberlândia alcançava cerca de 50 mil litros por dia, e as negociações eram intermediadas pelos produtores, com o apoio da Cooperativa Agropecuária de Catalão, à qual estão associados.

(Foto: Reprodução)

Confira a abaixo a nota oficial na íntegra:

NOTA OFICIAL AOS COOPERADOS E PRODUTORES

Prezados Cooperados e Produtores,

A crise enfrentada pela Cooperativa Agropecuária Limitada de Uberlândia – CALU, decorrente de uma série de desafios enfrentados já há mais de uma década, foi agravada pelas adversidades do cenário econômico leiteiro.
Como é de conhecimento de todos, diante do atual panorama econômico e financeiro, infelizmente, os pagamentos não foram efetuados conforme o previsto.

Na data de hoje pela manhã, cooperados e produtores foram recebidos pela Diretoria na sede da CALU para discussão das alternativas de regularização da situação.

A boa notícia é que houve evolução nas negociações para retomarmos a normalidade das operações nas próximas semanas, caminhando para o bom funcionamento e sustentabilidade financeira da nossa cooperativa.

Também a direção da CALU está neste momento em Brasília reunida com autoridades em busca de soluções para pagar a produção já entregue. Esperamos uma notícia positiva a qualquer momento.

Compreendemos os desafios que esta situação trouxe para cada um e queremos assegurar que estamos empenhados em encontrar soluções rápidas e eficazes para juntos superarmos a crise.

Solicitamos a compreensão de todos os nossos cooperados e produtores, aproveitando a oportunidade para reforçar o compromisso da Cooperativa Agropecuária Limitada de Uberlândia em vencermos esses obstáculos, garantindo a transparência e a cooperação de todos os envolvidos.

Cordialmente,

Uberlândia, 31 de outubro de 2023.

Comentários