Definido os Grupos do Goianão 2020

A Federação Goiana de Futebol (FGF) realizou nesta quarta-feira (6) o conselho técnico do Campeonato Goiano 2020, na qual divulgou a formação dos grupos e a tabela do torneio, que será iniciado na quarta-feira, dia 22 de janeiro, encerrando-se no domingo, dia 26 de abril. O Goianão 2020 será o número 77 da história, o 59º da era profissional.

Assim como ocorreu na edição deste ano, o Goianão 2020 terá 12 clubes, que foram divididos em dois grupos com seis participantes. As novidades são o Jaraguá e Anápolis, que subiram à primeira Divisão.

Atual campeão, o Atlético está no Grupo A com Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá. No Grupo B estão Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e Crac.

Na primeira fase os times do Grupo A enfrentarão as equipes do Grupo B em turno e returno. Os oito melhores colocados na classificação geral avançarão às quartas de final. Os dois piores, também no geral, serão rebaixados para a Divisão de Acesso.

Os Estaduais em 2020 terão 16 datas disponíveis, de acordo com a CBF. Por aqui, no entanto, serão 18 datas de jogos. A FGF utilizará duas datas Fifas, no mês de março, para disputa do Campeonato Goiano. O tópico foi votado. Atlético e Goiás foram os únicos que votaram por 16 datas.

Diferente de 2019, a próxima edição do Campeonato prevê mais clássicos na primeira fase. Em 2019, foram seis. Na próxima temporada serão dez clássicos, considerando partidas entre clubes goianineses e da mesma cidade no interior.

A FGF permitiu aos clubes instituir o VAR a qualquer momento no Goianão 2020. Porém, o custo, estimado em R$ 50 mil por jogo, ficará a cargo dos clubes. Portanto, alguns jogos podem utilizar o recurso do árbitro de vídeo; outros não.

Grupos do Goianão 2020

GRUPO A

Atlético, Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá.

GRUPO B

Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio, Anápolis e Crac.

Com informações de Auvaro Maia

Comentários