UFU demite professor por assédio moral e sexual contra estudantes do curso de biologia

Portaria assinada pelo reitor Valder Steffen Junior saiu na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União. G1 procurou o professor; universidade emitiu nota sobre a decisão. 

(Foto: Milton Santos/UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) a demissão de Douglas Santos Riff, que ocupava o cargo de professor no Instituto de Biologia, por “práticas de assédio moral e sexual em face de estudantes”, segundo informações da portaria assinada pelo reitor Valder Steffen Junior.

O documento que é de acesso público descreveu que a ação do ex-docente foi investigada em processo administrativo julgado na última sexta-feira (9). Em nota, a UFU ressaltou que foi assegurado ao servidor o contraditório e ampla defesa (veja íntegra no fim deste texto).

A portaria ainda apontou que houve prova inequívoca de práticas de assédio moral e sexual contra estudantes do curso de Ciências Biológicas, conforme apuração da comissão de Processo Administrativo Disciplinar.

A reportagem a advogada de defesa do docente, Janaina Garzoni Messsias, disse que não vai se manifestar devido ao fato de ser um assunto delicado que corre em segredo de Justiça.

Segundo informações públicas disponíveis no site institucional, Riff tem o título de doutor e atuava em regime de dedicação exclusica na universidade, onde ingressou há 13 anos.

(Foto: Reprodução/Diário Oficial da União)

Nota da UFU

“A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informa que aplicou a penalidade de demissão ao referido docente, em 09 de setembro de 2022, data de emissão do Julgamento do respectivo Processo Administrativo Disciplinar, por práticas de assédio moral e sexual. A instituição aponta que há prova inequívoca dessas práticas, apuradas por Comissão no Processo Administrativo Disciplinar, conforme consta do Relatório e do Julgamento proferido. A UFU ressalta que foram assegurados ao servidor o contraditório e a ampla defesa, conforme consta na PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 4.602, DE 12 DE SETEMBRO DE 2022, publicada hoje no Diário Oficial da União.”

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba.

Comentários