Quase 150 advogados participam de protesto em Catalão

Em ato pacífico, advogados pedem a designação de mais juízes para a comarca

aproximadamente 150 advogados participam de protesto em Catalão. (Foto: OAB Catalão/Divulgação)

Durante uma hora e meia quase 150 advogados do sudeste goiano estiveram reunidos, em frente ao fórum de Catalão, protestando contra o descaso do Tribunal de Justiça de Goiás com a comarca. Os advogados fizeram o ato público para chamar a atenção da população e das autoridades sobre a situação insustentável da comarca, que atualmente conta com 24.825 processos, para apenas quatro juízes titulares. Em apenas uma das varas são quase dez mil processos para serem analisados por apenas um magistrado.

O protesto dos advogados foi pacífico. Utilizando faixas e um sistema de som eles denunciaram a situação calamitosa do judiciário em Catalão e que afeta não só os magistrados e os advogados, mas toda a população, que se vê refém da morosidade da justiça.

Thadeu Aguiar, Presidente da OAB Subseção Catalão.

O presidente da OAB Subseção Catalão, Thadeu Aguiar, que liderou o movimento, lembrou que é impossível resolver o problema com a estrutura atual. “Levando em consideração a produtividade média dos juízes de Catalão, que é de 140 decisões por mês e que já está acima da média nacional, levaremos cerca de quatro anos para acabar com todos os processos em tramitação na comarca, isso sem contar os cerca de 17 mil processos que entram no fórum por ano”, pontuou.

Promotores de justiça e os próprios juízes se solidarizaram com o movimento dos advogados que vai continuar até que novos juízes sejam designados para Catalão. “Vamos agora fazer audiências com o prefeito, Adib Elias, e requerer também o apoio do governo do Estado. Também queremos uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos, e vamos em caravana para Goiânia. Iremos pedir ainda o apoio da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), para que nos auxilie e acompanhe de perto a situação que os magistrados de Catalão vem passando. Pretendemos até pedir uma audiência com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, para tentar resolver esta situação”, afirmou o presidente da OAB Subseção Catalão.

Os advogados do sudeste goiano estão indignados principalmente pelo fato de cidades do mesmo porte de Catalão, como Jataí e Itumbiara, possuírem oito ou até nove juízes titulares, enquanto Catalão possui apenas quatro. “Esperamos que o Tribunal de Justiça de Goiás trate a comarca de Catalão com o devido respeito. Queremos que a situação seja analisada, afinal são quase 25 mil processos. Os juízes estão passando uma situação inaceitável e os advogados também estão sendo muito prejudicados, pois não conseguem trabalhar. É desumano o que vem ocorrendo”, finalizou o presidente da OAB Subseção Catalão, que contou com o apoio de toda a diretoria da OAB durante o protesto desta quinta-feira.

ASCOM – OAB Catalão

Comentários