O Serviço de Verificação de Óbito tem como finalidade verificar os óbitos de causa natural
O vereador Cláudio Lima, anunciou nesta manhã de sexta-feira (12) que o prefeito de Catalão, através da Secretaria de Saúde de Catalão, firmou o convênio com a Polícia Civil do Estado do Goiás (PCGO), por meio do Instituto Médico Legal (IML). A parceria prevê a implementação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Catalão.
À reportagem, Cláudio Lima disse que essa solicitação ao chefe do executivo, Adib Elias, comprova o apoio da prefeitura ao IML. “Catalão não conta com serviço do SVO, que é o Serviço de Verificação de Óbito, de uma pessoa que morre de morte natural em casa e é necessário aguardar por horas que esse serviço desloque de Caldas Novas até aqui, depois leva o corpo para Caldas Novas e somente depois, do laudo, o corpo está liberado para removê-lo novamente para Catalão. Nesse momento, quero elogiar o Prefeito Municipal de Catalão, Adib Elias, pela sua sensatez, por ouvir a Câmara de Vereadores, por ouvir o clamor de toda cidade”, afirmou. Ainda, o vereador afirmou que o prefeito, Adib Elias, autorizou a secretária de saúde, Gizelda Alcântara, a firmar a parceria.
Na parceria, cabe à prefeitura implementar o Serviço de Verificação de Óbito em conjunto com a Polícia Civil e fornecer na forma de insumos e reagentes os recursos previstos no plano de trabalho para a realização de exames histopatológicos e toxicológicos.
Outra atribuição é providenciar a remoção dos cadáveres para o SVO sempre que solicitado pelo médico municipal ou pelo Posto Regional de Polícia Técnica Científica.
De acordo com o convênio, cabe à Polícia Civil implementar o Serviço de Verificação de Óbito em conjunto com a prefeitura, o que permitirá verificar a causa mortis e a remoção do cadáver para a sede do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC).
Segundo o vereador Cláudio Lima, o Serviço de Verificação de Óbito tem como finalidade verificar os óbitos de causa natural para que a Polícia possa estabelecer parâmetros por meio do conhecimento da causa da morte.
Assista o vídeo gravado pelo vereador:
Comentários