Provas da primeira fase do Vestibular 2022/2 da UFU serão reaplicadas em 23 de outubro

Anúncio foi feito pela instituição na noite desta segunda-feira (5). Regras e orientações gerais seguem as mesmas do edital original do processo seletivo. 

(Foto: UFU/Divulgação)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, na noite desta segunda-feira (5), que as provas da primeira fase do Vestibular 2022/2 serão reaplicadas no dia 23 de outubro. O cancelamento do exame feito anteriormente após queda de energia de energia nos dois locais de provas do domingo do dia 21 de agosto.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Prograd/UFU), por meio da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), a retificação do edital foi publicada e não haverá abertura de novas inscrições.

“Da mesma forma, também não será possível solicitar alterações nas opções de cursos nem no município de realização dos exames. Todos os 19.657 candidatos cujas inscrições neste processo seletivo foram homologadas estão automaticamente habilitados para a nova aplicação das provas”, consta na divulgação da UFU.

A primeira fase terá início às 9h e nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Belo Horizonte, além de Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Aos que desejarem cancelar a participação e solicitar o reembolso da taxa de inscrição, será necessário formalizar o pedido à Dirps.

“Estamos finalizando os parâmetros do sistema e, em breve, todos os candidatos receberão por e-mail as orientações dos procedimentos para eventuais desistências das inscrições e pedidos de ressarcimentos da taxa”, explica a diretora de Processos Seletivos, professora Maura Rocha.

O novo período para solicitação de atendimento especializado e/ou específico será entre os dias 8 e 15 de setembro. Quanto à “Ficha do Candidato”, em que serão informados todos os dados da inscrição e o local para realização da prova, será disponibilizada a partir de 13 de outubro.

O Vestibular UFU 2022/2 está oferecendo 1.614 vagas, distribuídas entre 47 cursos de graduação em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Confira mais detalhes para a prova do dia 23 de outubro:

  • Abertura dos portões: 8h15;
  • Fechamento dos portões e início da aplicação das provas: 9h;
  • Término do horário de sigilo: 12h;
  • Duração das provas: 5h30.
(Foto: Redes Sociais)

Queda de energia

A queda de energia foi registrada no dia 21 de agosto, por volta das 17h, no Campus Santa Mônica e na Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa, cerca de quatro horas depois do início da aplicação do exame. O término da prova estava previsto para as 18h30.

A reportagem, candidatos relataram que tiveram que trocar de lugar em algumas salas para conseguir ver as questões. Muitos disseram que receberam informações divergentes sobre qual procedimento que seria adotado e quanto tempo eles ainda tinham para responder a prova.

Além disso, já ao anoitecer, fiscais chegaram a usar a lanterna do celular para ajudar os alunos a concluírem o exame em algumas salas de aplicação. Em outras, a orientação dos fiscais de prova foi diferente: a aplicação do exame foi interrompida ao anoitecer até que a energia fosse reestabelecida, o que só ocorreu 2 horas depois.

Com a situação, a UFU chegou a liberar para que somente os candidatos que haviam se sentindo prejudicados teriam a opção de realizar uma nova prova. Porém, voltou atrás e optou por cancelar toda a primeira fase.

Procurada pela TV Integração no dia 22 de agosto, a Cemig apontou que atuou para reestabelecer o fornecimento de energia, mas que a luz demorou para voltar no Campus Santa Mônica devido ao acionamento do equipamento de proteção que atende a subestação interna da universidade.

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba.

Comentários