Programa promove criação de hortas e envolve 200 crianças de Catalão e Ouvidor

As hortaliças e temperos plantados serão cuidados pelas crianças participantes do programa e devem complementar a merenda escolar.

(Foto: Divulgação/CMOC)

As atividades fazem parte do CMOC na Escola Catalão, 8 de julho de 2022 – Por meio do Programa CMOC na Escola, cerca de 200 crianças participaram de encontros do projeto Mãos à Horta – Plantando sementes para educação ambiental. As atividades fazem parte de projeto que a CMOC Brasil desenvolve com a finalidade de conscientizar sobre a importância da preservação de recursos ambientais para a produção sustentável de alimentos. No mês de junho, foram criadas hortas na Escola Municipal Wilson da Paixão, em Catalão, e na Escola Municipal Professora Ediene da Silva Dias, em Ouvidor.

Trêsturmas do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de encontrosrealizados pelo projeto no mês de junho. Além de recebem informações sobre sustentabilidade e meio ambiente, as 200 crianças também estreitaram relação com a natureza e foram incentivadas a conhecerem mais sobre o processo de produção de alimentos. No último encontro do semestre, as turmas foram envolvidas em atividades práticas para plantio de cenoura, beterraba, rabanete, quiabo, cebolinha, salsa, alface, couve, dentre outras variedades.

Para a coordenadora de Gestão Social da CMOC, Diana Mendes, o projeto Mãos à Horta, “explora e experimenta práticas de forma interdisciplinar. Estas atividades aproveitam espaços ociosos que existiam nas instituições de ensino e melhoram o clima do ambiente escolar, com a aproximação de professores, colaboradores e estudantes”.

Além de incentivar atitudes ecológicas, o Mãos à Horta também promove o consumo consciente e a alimentação saudável. “Estamos gerando oportunidade para que as crianças possam aprender sobre alimentação e nutrição e estender o aprendizado para suas casas, gerando um impacto positivo e real para as famílias. Em agosto, os encontros serão retomados e as primeiras hortaliças serão colhidas. Os itens vão incrementar a merenda escolar e estão todos animados para consumir o que cultivaram”, informou Diana.

(Foto: Divulgação/CMOC)

Mineração 360°

No dia 23 de junho foi promovido o primeiro encontro do projeto Mineração 360°, no Colégio Estadual Antônio Ferreira Goulart, em Ouvidor. Esta parte do Programa CMOC na Escola prevê encontros mensais com alunos do 3º ano do Ensino Médio, para abordar temas relativos à mineração. O primeiro encontro apresentou o cenário do segmento no Brasil, sua importância na economia e os aspectos locais. Os próximos eventos contemplam apresentações de cada área do processo produtivo e da gestão de sustentabilidade da CMOC, que serão feitas por
empregados voluntários. O encerramento, previsto para novembro, inclui a realização de visitas dos alunos às operações, para verem de perto como funciona uma empresa de mineração.

(Foto: Divulgação/CMOC)

Sobre a CMOC Brasil
A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4,5 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país. Ciente de sua responsabilidade social, desenvolve importantes iniciativas em educação, saúde e apoio comunitário nas regiões do entorno de suas operações.

Comentários