Prefeitura convoca coletiva após confirmação de 9 casos de sarampo em Uberlândia e informa outros 58 suspeitos

Na ocasião, medidas também foram anunciadas pela Administração. A cidade não tinha casos comprovados da doença há mais de 20 anos; boletim epidemiológico do Estado foi divulgado nesta quinta (5).

Manchas vermelhas pelo corpo são sintoma de sarampo — Foto: Febrasgo.org/Divulgação

Estão em investigação 58 casos suspeitos de sarampo em Uberlândia. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que convocou entrevista coletiva na tarde desta quinta para falar sobre o assunto. Também foram anunciadas medidas para ampliar a vacinação da população de Uberlândia

A cidade tem nove registros da doença confirmados pelo Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Uberlândia não tinha um caso confirmado de sarampo há mais de 20 anos. A SES-MG não tem a data do último registro da doença confirmado na cidade. Contudo, afirmou que, pelo menos, de 1999 (período mais antigo de registro do sistema) até 2019 não havia nenhuma comprovação de sarampo na cidade. Segundo pasta, nesses últimos 20 anos, as confirmações da doença eram apenas na região Metropolitana de Belo Horizonte e no Centro-Oeste de Minas.

Todos os nove casos confirmados de sarampo na cidade são de pessoas acima de 20 anos, segundo a Prefeitura de Uberlândia. Ainda conforme o Município, esses pacientes estiveram em contado com o vírus nos últimos 20 dias, e nenhum apresenta a quadro grave da doença.

O caso índice, como é chamado o primeiro confirmado na cidade, é de um homem morador da cidade de Araras (SP) que esteve em Uberlândia há cerca de 20 dias a trabalho, segundo o Município. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ele é um trabalhador que realiza a manutenção de equipamentos de laboratório em estabelecimentos de saúde da rede particular do Triângulo Mineiro e Sul de Minas.

Para evitar novos casos, o Município realiza ações de bloqueios e buscas ativa para imunização contra a doença. “Desde que fomos informados de um possível caso de sarampo em Uberlândia, iniciamos o bloqueio, que consiste em verificar a vacinação de todos os que tiveram contato com o caso nos últimos seis dias, e suas famílias. Foram vacinados todos aqueles que não tinham todas as doses necessárias ou que não tinham o cartão de vacinação nem a certeza de que já estavam imunizados”, afirmou o coordenador da Rede de Urgência e Emergência de Uberlândia, Clauber Lourenço.

Fonte: G1 Triângulo

Comentários