O perigo das dietas da moda

Maria Lucinete é nutricionista e atende no Papanicolau. Consultas pelo (64) 98442-9072

Todos os dias aparece uma dieta diferença com a promessa de perda de peso rápida e sem sacrifício. Esse tipo de dieta é restritiva e difícil de ser seguida por um longo período de tempo.

Muitas vezes essas dietas até ajudam na perda de peso rápida, mas a maioria das pessoas recuperam o peso novamente, pois não conseguem manter as restrições. Esse tipo de alimentação não promove a reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis essenciais para manutenção do peso adequado.

Cada pessoa precisa de uma quantidade adequada de nutrientes para o bom funcionamento do organismo, quando esse equilíbrio é prejudicado por determinadas privações nutricionais, podem causar consequências graves. Algumas das possíveis consequências das dietas restritivas:
– Aumento do colesterol;
– Redução da concentração dos hormônios da tireoide;
– Problemas cardiovasculares;
– Problemas renais;
– Queda de cabelo;
– Cansaço;
– Dificuldade de concentração;
– Constipação ou diarreia;
– Pele seca;
– Unhas fracas;
– Flacidez;
– Tontura;
– Transtornos alimentares;
– Deficiência de vitaminas e minerais.

Se você não está satisfeito com seu peso ou tem problemas de saúde decorrentes do excesso de peso, procure um Nutricionista que possa elaborar um plano alimentar adequado às suas necessidades. A perda de peso pode ser necessária, mas deve ser um processo a ser feito com cuidado e respeito ao seu corpo.

(Texto: Maria Lucinete, nutricionista)

Comentários