Luthieria Nova Vida realiza cerimônia de encerramento e entrega dos Violões FENOVA

Projeto pioneiro no Estado de Goiás forma jovens no raro ofício de produzir instrumentos de corda artesanalmente

Catalão, por Deise Pasquarelli

A consolidação da Luthieria Nova Vida, que tem a Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA – como proponente, foi um projeto viabilizado parcialmente através da Lei Goyazes aportado via SEDUCE – Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, para captação de recursos advindos de ICMS, cujo parceiro de repasse da primeira parcela (2018) foi a empresa John Deere. O restante dos recursos foi proveniente de captação de diversas fontes parceiras da comunidade, que viabilizaram a continuidade apoiando os almoços, bazares beneficentes e outras ações realizadas pela Instituição a fim de compor a totalidade do valor necessário para fechar o ciclo da oficina de Luthieria – primeira turma.

O projeto Luthieria Nova Vida nos levou a reconhecer cada aluno a longo prazo, dentro do ano de atividades previstas e, na visão de futuro, entender que a partir de agora, certificado como luthier, pode melhorar sua vida financeira tendo uma profissão diferenciada, além de, a curto prazo, ser capaz de prover manutenção e construção de um instrumento musical que faz parte de seu cotidiano. Nesse caso, o violão.

O luthier é um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas, com caixa de ressonância. Isto inclui o violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras, alaúdes e bandolins.

A oficina de Luthieria Nova Vida, localizada na Unidade I da FENOVA, atendeu 16 jovens que trabalharam na construção de seu instrumento musical – o violão FENOVA – sob o olhar e orientação apurada de um luthier, Pedro Paulo Corrêa de Oliveira, coordenador operacional e artístico contratado pela Fundação.

Uma vez por semana, a partir das 13:00 e em contraturno escolar, o passo-a passo da construção artesanal dos violões reuniu esses jovens num galpão totalmente planejado para receber as oficinas que, após um ano, revelou na data de 15 de Agosto de 2019 os primeiros instrumentos construídos por catalanos e catalanas da Fundação Nova Vida – o violão Fenova. De madeiras selecionadas e com um toque de carinho de cada um dos alunos, os violões têm um som especial – o da gratidão. São instrumentos estilo clássico, com seis cordas de nylon.

No galpão onde está instalada a Luthieria Nova Vida é que aconteceu a cerimônia de encerramento e entrega dos instrumentos aos alunos, além do certificado de conclusão do curso. Familiares, comunidade, autoridades locais, de representação Estadual e parceiros sociais avaliaram aquele momento como mais um marco diferenciado na história de Catalão, onde a FENOVA está inserida há 31 anos fomentando ações aglutinadoras às crianças e adolescentes, por meio de seus projetos de resgate à cidadania e convivência social oferecidos aos que atende em suas dependências.

São cerca de 200 crianças que passam pela Instituição anualmente via participação nos projetos de cultura, lazer e educação. O mais antigo deles é o Projeto de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, incentivado via Lei Rouanet e que há 17 anos ministra aulas de música para instrumentos de cordas e aprimora vozes no Coral Nova Vida.

O Projeto Luthieria, encerrado dia 15 de agosto, terá continuidade ainda sem data prevista, haja vista aguardar aprovações e encaminhamentos formais com base no Marco Regulatório do Terceiro Setor, para assim dar andamento às ações de formação de novos luthiers numa nova formação de turma.

A Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA, proponente de tais projetos, conta com cerca 3 mil ex-alunos que, de alguma forma, passaram pela Instituição e foram atendidos por um ou mais projetos, somando hoje à sociedade como cidadãos que fazem a diferença.

Saiba Mais:

FENOVA Unidade I
Rua Chico Xavier, 83 Bairro Nossa Senhora de Fátima – Catalão – Goiás.
[email protected]
www.fenova.org.br
+55(64) 3411 3110

Comentários