Jovens da segunda turma do Formare recebem certificados da CMOC

Evento ocorre nesta quarta-feira (11) e reúne alunos, familiares, educadores voluntários e lideranças da CMOC

(Foto: Divulgação)

Os 25 participantes da edição 2019 do Formare receberão seus certificados em solenidade programada para esta quarta-feira (11), no salão do Sesi de Catalão, no Sudeste goiano. Essa é a segunda turma do programa mantido pela CMOC, em parceria com a Fundação Iochpe, que ofereceu, ao longo de todo o ano, curso de formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“O Formare mudou a minha vida”, explica o estudante Flávio David Franco Filho, de 19 anos. Além de ter viabilizado o aprendizado e a vivência profissional do estudante, a iniciativa também tem a capacidade de impactar e transformar a realidade dos empregados da mineradora que estão envolvidos com a causa. Batizados de ‘educadores voluntários’, eles dedicam o tempo livre para transmitir seus conhecimentos aos aprendizes.

Um deles é Edmar Fernandes, supervisor de Administração de Materiais, que tem mais de 30 anos de empresa e ministrou aulas de Materiais e Logística. “É um grande prazer contribuir tecnicamente para a formação destes jovens. Acredito no fortalecimento da família por meio de valores e bons exemplos. É o que compartilho nas aulas: minha experiência e meu incentivo”.

A junção de conteúdo com dinâmicas fez parte do cronograma didático das aulas ministradas pelo analista de Recursos Humanos, Denis Feliciano da Silva. Atuando há 9 anos na CMOC, ele ensinou aulas de Direito do Trabalho e Projeto de Vida. “Pude ter a experiência de lecionar e aprender ao mesmo tempo. Para deixar as aulas mais atrativas e fixar as informações repassadas, realizamos algumas atividades com apoio de jogos, como Kahoot, Passa ou Repassa e Memória”, explica.

Voluntariado e aprendizado são as palavras escolhidas pela coordenadora de Gestão Social, Diana Mendes, para resumir o Programa Formare. “Apoiar a qualificação profissional de jovens por meio do voluntariado é uma forma de contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos”.

Para Diana, que está à frente da ação, os ganhos para a sociedade são imensuráveis, inclusive para os mais de 60 empregados da companhia dedicados ao Formare. “Eles dividem suas habilidades e competências, além de doarem seu tempo para a formação de jovens da região. Tornando-se assim mais humanos e mais comprometidos. Todos ganham com o Formare!”.

Turma 2020

Recompensador em todos os prismas, o Programa Formare está com a terceira edição garantida para 2020. O processo seletivo está em andamento e em breve os 25 estudantes selecionados serão conhecidos, e seguirão o exemplo de Maxiel Teixeira, de 18 anos, formando em 2019.

Ele é natural de Paracatu, em Minas Gerais, e se mudou há pouco mais de um ano para Catalão em busca de uma vida melhor. “Meu pai é minha inspiração. Ele faz de tudo e me incentiva aos estudos, para que eu tenha mais oportunidades na vida. Sou muito grato por ter participado do Formare, pois o programa me deu novas perspectivas de crescimento”, completa.

Sobre o Formare

Idealizado pela Fundação Iochpe que, a partir de parcerias com empresas como a CMOC, oferece cursos de educação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social. O programa está presente em 47 cidades do país, 13 estados, e já beneficiou cerca de 20 mil alunos. Conta com 4.700 educadores voluntários dentro das 46 empresas parceiras. Os cursos proporcionam uma oportunidade de formação inicial para o mercado do trabalho. Os jovens qualificados recebem certificado reconhecido pelo MEC, emitido pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Sobre a CMOC

A CMOC Brasil atua no segmento de mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos. A empresa é a segunda maior produtora de nióbio do mundo e está entre as maiores fornecedoras de fertilizantes fosfatados do Brasil. A companhia gera 4,6 mil empregos em suas três plantas industriais e duas minas no país.

Comentários