Homens também precisam cuidar mais da saúde!

Foto: Zap Catalão

Novembro azul é um movimento que acontece todos os anos, com uma programação de informações sobre a saúde do homem. O principal foco é a prevenção do câncer de próstata, além de orientar sobre todas as doenças que podem atingir o homem como as doenças cardiovasculares.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa mundial de vida para mulheres é de 74 anos e de 69 anos para homens. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida para mulheres é de 80 anos e de 73 anos para homens, ou seja, eles vivem 7 anos a menos.

Os hábitos de saúde estão diretamente relacionados à menor expectativa de vida masculina. Culturalmente as mulheres possuem o hábito de se preocuparem mais com a saúde, costumam fazer acompanhamentos anuais, enquanto os homens, na maioria das vezes só procuram tratamento médico quando estão sentindo alguma coisa. No Brasil 62% dos homens só procuram o médico se tiverem sentido dores insuportáveis, seis em cada dez homens só procuram ajuda diante de situações extremas.

Segundo dados do VIGITEL (2019), vários quesitos chamam a atenção com relação aos hábitos de vida da população masculina.

É importante que os homens entendam que se cuidar não é sinônimo de fragilidade, é entender que se cuidar significa viver mais e melhor.

Diante destes dados, ações preventivas são imprescindíveis para saúde do homem. A campanha do Novembro Azul de 2021 tem como tema “Cuide do que é seu”, traz um alerta para população masculina que 11% dos homens vão desenvolver o câncer de próstata, é preciso prevenir e fazer os exames periódicos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2020 o câncer de próstata foi diagnosticado em mais de 65 mil homens e em 2019 mais de 15 mil homens perderam a vida para essa doença. Fique atento, quando a doença é descoberta precocemente tem 90% de chances de cura.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem fatores de risco ou sem sintomas procurem um médico a partir dos 50 anos para fazer avaliações periódicas. No caso de homens com fatores de risco, como ter parente de primeiro grau que já teve câncer de próstata, a avaliação deve ser feita a partir dos 45 anos.

Recomendações do Ministério da Saúde para que os homens tenham uma vida mais saudável:

-Procurar os serviços de saúde não apenas quando estiver doente, mas para se prevenir;

-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas;

-Ter uma alimentação adequada e saudável;

-Praticar exercícios físicos regularmente;

-Conversar sobre problemas e preocupações com a (o) parceira (o), familiares, amigos, profissional de saúde;

-Manter a carteira de vacina atualizada;

-Utilizar preservativo nas relações sexuais;

-Evitar o cigarro;

-Dormir bem;

-Realizar exames de rotina periodicamente.

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para uma boa qualidade de vida, vai ajudar no controle do peso, aumento da memória e concentração, fortalece o sistema imunológico atuando na prevenção de várias doenças como diabetes e doenças cardiovasculares.e

Está precisando de ajuda para cuidar melhor de sua alimentação, procure um Nutricionista!

Cuide-se! Falar de saúde também é papo de homem!

Fonte: SBU (Sociedade Brasileira de Urologia)

Comentários