Governo de Goiás inaugura o 2° Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), em Catalão

Estrutura pioneira no país permite o planejamento de operações conjuntas e o monitoramento de áreas importantes do estado

Polícia Penal de Goiás (Foto: Reprodução)

O governador Ronaldo Caiado entregou, no início da tarde desta quinta-feira (21), o 2° Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), em Catalão. O CIICC conta com a participação de todas as forças de segurança do município, do Estado e as polícias Federal e Rodoviária Federal.

Inspirado em modelos integrados de segurança adotados em outras cidades e países – Nova Iorque, Cidade do México, Londres, Paris, Inglaterra – e considerando a realização de grandes eventos internacionais, cria-se a ideia da instituição do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado na Capital federal, que hoje, em Goiás, possui núcleos em Goiânia e Aparecida de Goiânia. O CICCN foi considerado a base de coordenação da segurança pública das cidades sedes da Copa das Confederações de 2013; Copa do Mundo de 2014; das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016. O CICCN possibilita, de forma integrada, a coordenação das ações de defesa de segurança pública ao nível regional e o conhecimento, em tempo real, dos acontecimentos e incidentes das diversas cidades, decorrentes dos eventos.

Além de monitorar áreas importantes para a segurança pública de Catalão, o CICC realiza o planejamento operacional de variados eventos de grande porte – como o carnaval, clássicos de futebol e aplicação do Enem, por exemplo – além de operações integradas em diversos pontos do estado, com as mais diferentes finalidades, sempre com o foco no combate à criminalidade e garantia da segurança pública.

Todo o trabalho inclui avaliação de dados, análise de inteligência, definição de datas e equipes e distribuição de tarefas.

O núcleo do 2° Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) estará na base do 9º Comando Regional da Polícia Militar, em Catalão.

Fazem parte do Centro Integrado de Comando e Controle profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento Penitenciário de Goiás, da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, do Exército Brasileiro (EB), do Gabinete Militar do Governador/Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Guarda Civil Metropolitana, entre outras forças e instituições que eventualmente são acionadas a depender do evento, operação ou até mesmo ocorrência.

Comentários