FGF inicia testes para implementação do VAR Light no Goianão, uma versão simplificada e mais barata do árbitro de vídeo

Federação Goiana de Futebol estuda utilização da ferramenta homologada pela FIFA na 1ª Divisão do Goianão, o primeiro uso será já nesta terça-feira (7), no jogo do Vila Nova contra o Inhumas, no OBA 

(Foto: Divulgação / Federação Goiana de Futebol)

A Federação Goiana de Futebol (FGF) iniciou nesta terça-feira (07) os testes para a implementação do VAR Light, tecnologia televisiva para auxílio da arbitragem de campo. A novidade já será utilizada na partida entre Vila Nova e Inhumas, no OBA, às 19h30.

A ferramenta do VAR Light consiste na disponibilização de imagens para a equipe de arbitragem, através de uma aparelhagem mais enxuta. A captação das imagens é feita em tempo real por 4 a 8 câmeras (dependendo da estrutura da transmissão) espalhadas estrategicamente no campo de jogo.

Homologada pela FIFA, o VAR Light já atende outras modalidades esportivas, como o futsal, e será utilizada pela primeira vez no futebol profissional nas partidas do Campeonato Goiano.

A utilização da ferramenta já acontecerá nesta 9ª rodada do Goianão, nas partidas Vila Nova x Inhumas e Goiás x Goianésia, na Serrinha. No duelo no OBA, Wilton Sampaio será o árbitro de VAR, auxiliado por Hugo Corêa. Na partida da Serrinha, André Castro será o árbitro de vídeo, auxiliado por Edson Antônio.

O anúncio do início dos testes do VAR Light foi realizado em evento aberto à imprensa na manhã desta terça (07), onde participaram o presidente da FGF, Ronei de Freitas, o CEO da FGF, André Luiz Pitta, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Goiás, Júlio César Mota, o gerente de tecnologia do VAR da CBF, Lucas Almeida e o representante da empresa 2Live, que disponbiliza a tecnologia, Daniel Neves.

Demonstração do VAR light, que será usado no Goianão (Foto: Diomício Gomes / O Popular)

Com informações FGF. (Adaptada)

Comentários