Falece professor aposentado da UFG e imortal da Academia de Letras

A sociedade catalana perde no dia 10 de fevereiro de 2018, Guillermo Leonidas Castro Moya, chileno, cidadão catalano reconhecido pela Câmara Municipal de Catalão nos idos de 2000.

Guillermo era Professor aposentado da UFG/Regional Catalão, atuou por anos no Departamento de Geografia, além de ter sido Presidente da Academia Catalana de Letras por dois mandatos, poeta, militante das causas sociais e admirador do poeta Pablo Neruda. Apreciador de um bom vinho e de uma boa conversa, entendido de política como poucos e um grande conhecedor das causas do povo catalano.

Fugindoda ditadura chilena de Pinochet, chegou em Catalão nos anos de 1970, trabalhou no setor minerador local, formou família aqui, fez Geografia na UFG, tornou-se professor no Curso de Geografia, onde atuou até se aposentar. Sempre lutou pela emancipação do antigo Campus, hoje Regional Catalão, devido sua passagem não viu seu sonho se consolidar, mas acompanhou no último ano os trâmites no Congresso Nacional em prol de tal fato.

Guillermo deixa esposa e filhos e um profundo vazio na história de consolidação da UFG e do curso de Geografia em Catalão e região, mas vivera eternamente na lembrança de familiares, colegas de trabalho, de seus ex-alunos e de amigos deixados nesta cidade.

O Blog ZAP Catalão reconhece a importância desse homem para a ciência geográfica e regional, assim como sua relevância na poesia e na vida política local.

O professor Guillermo será cremado na próxima terça-feira, as 10h em Goiânia, onde a família receberá os cumprimentos de familiares e amigos.

Comentários