Exercício Físico como remédio para Depressão

Um assunto delicado e muito presente na sociedade atual, são as doenças emocionais, tais como depressão e ansiedade. A depressão é caracterizada pela tristeza, baixa auto-estima, pessimismo, pensamentos negativos recorrentes, desespero, fadiga, irritabilidade, alta incapacidade de lidar com a perda social, idéias suicidas, etc.

Como o exercício físico pode ajudar no quadro de uma pessoa depressiva? Fisiologicamente falando, com a prática de atividades físicas regulares, nosso organismo libera uma secreção chamada endorfina, são substâncias que possuem, vamos assim dizer, o poder de reduzir a dor e produzir um estado de euforismo natural no corpo. Outra explicação, também fisiológica é a regularização e o aumento do neurotransmissão da Noradrenalina e da seratonina, tais substâncias atuam diretamente no humor, sono e alimentação.

Sendo assim, o exercício físico pode ser um excelente coadjuvante para descarregar e liberar tensões, emoções e frustrações. Lembrando que, não estamos aqui dizendo para um paciente com depressão, abandonar seus medicamentos e sim, aderir a prática de esportes como um complemento para sua melhora, tanto na qualidade de vida, quanto física.

Uma dica para seu bem estar: comece hoje mesmo a se exercitar, só não se esqueça de sempre estar bem orientado por um profissional qualificado da área, certifique se o mesmo é credenciado ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) e bom treino!

Tânia Braz
Personal Trainer
Especialista em Musculação Avançada e Grupos Especiais

 

Foto: Google/Imagens

Comentários