Escolas públicas de Catalão recebem o Caminhão Meus Hábitos Saudáveis

Itinerância vai passar por escolas de 17 cidades em 7 estados; População também poderá participar de uma oficina gratuita de culinária sustentável

(Foto: Patricia Alves Assessoria de Imprensa Freedom)

Até o próximo dia 14, sexta-feira, a cidade de Catalão, GO, recebe a itinerância do Caminhão Meus Hábitos Saudáveis, que vai passar por 18 cidades em 7 estados brasileiros, incentivando a mudança de hábitos entre crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em Catalão, o evento conta com o patrocínio do Rabobank e é organizado pela Ecotransforma e NTICS Projetos. “Vamos incentivar que essas crianças e jovens observem seus hábitos, incluindo na rotina diária, ações e atividades que ajudarão numa vida mais saudável”, diz Abilio Martins, Diretor de Operações.

O Caminhão Meus Hábitos Saudáveis contará com seis estações que serão montadas no formato de circuito. Cada aluno receberá um passaporte com informações sobre as atividades. O circuito tem a duração de 1 hora e cerca de 10 mil alunos serão diretamente impactados ao final da itinerância promovida pelo Rabobank.

A primeira estação será montada dentro do caminhão, com atividades práticas e muito conteúdo sobre hábitos saudáveis. Guiados por monitores capacitados, os alunos receberão informações sobre os benefícios de assumirem hábitos saudáveis, diariamente. As atividades dentro do caminhão contemplam: Painel de Escrita, Pirâmide Alimentar Magnética, Jogo do Sabor e a Realidade Virtual, que mostrará o caminho do alimento no corpo humano.

O circuito continua fora do caminhão com outras 5 estações, sendo: Jogo Interativo sobre a identificação de alimentos benéficos, Escada alimentar sobre a digestão do corpo humano e a relação dos alimentos com cada órgão, Atividade Física para liberar a endorfina e orientar sobre o benefício de praticar atividades físicas, Peça Teatral com objetivo de apresentar tudo o que os alunos aprenderam no circuito em uma história lúdica e por fim a Cápsula do Tempo, local onde os alunos irão escrever ou desenhar como se imaginam no futuro daqui 10 anos através da prática de hábitos saudáveis. Material este que será coletado e entregue para as escolas como lembrança do projeto.

O projeto também oferece um workshop de capacitação para que os professores possam trabalhar a prática de hábitos saudáveis nas escolas e, principalmente, envolver os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que poderá ser usado pelos professores durante todo o ano letivo. “Se queremos promover a regeneração do planeta, temos que formar multiplicadores”, diz Abílio Martins, Diretor de Operações.

Além das ações realizadas dentro das escolas, pais e toda a comunidade estão convidados para uma oficina gratuita de Culinária Sustentável, onde irão aprender sobre reaproveitamento de alimentos através da prática de receitas simples e saudáveis, além de incentivar o empreendedorismo. Além disso, a oficina irá apresentar para os pais e comunidade a possibilidade de gerar uma renda extra para a família.

 

(Com informações, Gazeta da Semana)

Comentários