Entrevista com Cap. Aurélio – 10ºBBM sobre o combate ao incêndio na Mata do Setor, em Catalão

Conforme o comandante, o incêndio foi controlado

Capitão Aurélio – 10º Batalhão Bombeiro Militar de Catalão (Foto: Elias Monteiro / Zap Catalão)

Uma queimada que atingiu uma área de mata no Parque Natural Municipal do Setor Santa Cruz “Prof. Guillermo Leonidas de Castro Moya” (Mata do Setor), que fica localizado no bairro Setor Universitário, em Catalão, mobilizou o Corpo de Bombeiros desde a última segunda-feira, dia 19.

Conforme os bombeiros, o fogo atingiu a vegetação natural e o fogo foi controlado pela equipe no início da tarde dessa terça-feira (20). E durante esta quarta-feira (21), a equipe de militares voltaram ao local para fazerem o trabalho de rescaldo, ou seja, fase do serviço de combate a incêndio em que se localizam focos de fogo escondidos ou brasas que poderão tornar-se novos focos.

Em entrevista ao Zap Catalão, o Capitão Aurélio, do 10º Batalhão Bombeiro Militar de Catalão, disse que esse incêndio na reserva ambiental foi um dos maiores nos últimos anos. Na entrevista,  a equipe dos bombeiros permaneceu em todo o tempo dentro da mata, inclusive no período noturno.

Além da guarnição, o Corpo de Bombeiros contou também com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e de algumas empresas que forneceram um caminhão tanque de água, outras, aeronaves. “Foi formado uma gigantesca força tarefa desde as primeiras horas do dia para combater esse grande incêndio que não foi fácil combate.”, afirmou Aurélio.

Sobre os animais, o comandante afirmou: “Não presenciamos animais de maior porte queimados, por exemplo, os macacos. Acreditamos que todos tenham conseguido escapar do local do incêndio, se refugiado numa área que não tava pegando fogo. Então, nós fizemos várias incursões em todos os períodos para verificar se tava tendo alguma regulação, algum foco a mais. E realmente, não localizamos nenhum animal desse porte morto, às vezes uma cobra, um animal pequeno, uma ave foi localizada.”

Cobra morta pelas chamas (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Assista a entrevista completa:

Leia mais:

Suspeito de atear fogo na mata do Setor Universitário em Catalão, é preso pela PM; VÍDEO 

Incêndio de grandes proporções atinge mata do Setor Universitário, em Catalão 

Bombeiro salva filhotes de urubus em meio a incêndio no Parque Municipal do Setor Santa Cruz, em Catalão 

Catalão: queimadas na Mata do Setor já duram mais de 20 horas; equipes se mobilizam para o combate

Comentários