Em Ouvidor: Prefeitura inaugura Centro de Reabilitação para tratamento de autismo

Centro de Reabilitação é inaugurado em Ouvidor

(Fotos: Divulgação/Secom Ouvidor)

A Prefeitura de Ouvidor inaugurou, nesta última terça-feira (09), o segundo Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Goiás.

O Centro de Reabilitação ‘Chico Milota’, que inicialmente vai atender 30 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi toda equipada com materiais pedagógicos que vão facilitar aos profissionais especializados a aplicação dos tratamentos necessários. O local será exclusivamente SUS.

O prefeito Cebinha, acompanhado pela primeira-dama, Ana Lúcia, Vice-prefeito Nelci Cândido se emocionaram ao cortar a fita de inauguração, momento que dá início ao funcionamento do local para crianças de famílias que utilizam o atendimento público em Ouvidor.

“Este projeto foi feito a partir de uma política pública, de um olhar humano, voltado para as pessoas e as famílias. Essa é a porta de entrada de um grande trabalho feito por muitas mãos. Aqui vai dar condições para um diagnóstico adequado e respeito a essas famílias que tanto precisam e não tem que pegar mais estradas e correr risco com seus filhos. Nossa gratidão a Deus por nos permitir viver um momento como esse”, destaca Cebinha Nascimento.

O local conta com médica neuropediatra, fonoaudiólogo, psicóloga, psicopedagogas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionista, recepcionistas, coordenadora e auxiliar nos serviços gerais.

Kezia Karine foi representar todas as mães ouvidores das crianças diagnosticadas com autismo. “É muito gratificante saber que meu filho vai ser incluído na sociedade, que vai ter terapia, esse centro de reabilitação será o pontapé para uma sociedade sem discriminação aos nossos filhos, e que Deus abençoe a todos os profissionais que irão atender neste centro de reabilitação.”

O trabalho executado pela Secretaria Municipal de Saúde contará com parcerias de outras secretarias.

A Assistência Social vai atender as famílias que terão garantidos os direitos do indivíduo com TEA. Na Educação, apoio de psicopedagogas da rede municipal.

O Centro de reabilitação Chico Milota foi planejado com muito cuidado e atenção. Até mesmo o local escolhido busca facilitar o acesso das famílias. Cada objeto adquirido faz parte de estudos já existentes e que são utilizados nos melhores centros de tratamento do país.

Estiveram presentes famílias de crianças com diagnóstico de autismo, onde entregaram um mimo a primeira Dama Ana Lúcia, a esposa do vice-prefeito Nelci Cândido Regilaina Ribeiro e a ex-secretária de saúde e atual vereadora Suzana Gomes.

Com informações : Marlon Ferreira da Silva

Comentários