Com apoio do MP, capacitação orienta conselheiros de Catalão em políticas públicas sobre drogas

Membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comppud) participaram nesta quinta-feira (25/4) de evento de capacitação promovido pelo Ministério Público de Goiás e o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (Geed) do governo estadual. O encontro foi realizado na sede das Promotorias de Catalão, sendo conduzido pelo promotor Fernando Gomes Rosa e pelas integrantes do Geed, Joice Batista e Ana Maria Porto.

O objetivo do treinamento foi orientar os conselheiros, que foram nomeados recentemente para a função, sobre as políticas públicas voltadas à prevenção ao uso e ao combate às drogas no âmbito municipal. “Apresentamos as funções do Geed e a importância da formação do conselho. Mostramos também como formatar o plano de ação para criar políticas públicas voltadas para a prevenção e combate às drogas”, salientou a secretária executiva do Geed, Joice Batista.

Para o promotor Fernando Gomes Rosa, que tem a atribuição de acompanhar o funcionamento do Conselho, a expectativa é que, a partir de agora, a atuação dos membros nas políticas municipais sobre drogas seja bastante efetiva e colaborativa com as demais entidades governamentais de Catalão. “Na cidade, temos algumas instituições voltadas para o público usuário de drogas, mas o conselho como uma organização paritária é uma ideia nova, que integra a população na prevenção e combate às drogas”, pontuou. Atualmente, conforme dados do Geed, existem 27 conselhos municipais ativos em Goiás. A meta da parceria entre MP e o Grupo Executivo é ampliar esse número, contando com o apoio de gestores e Câmaras Municipais.

No encontro em Catalão, foi anunciado o lançamento, no próximo mês, do curso de formação que será oferecido aos conselheiros de todo o Estado, na modalidade a distância, para capacitar sobre as leis e políticas de enfrentamento às drogas. Essa formação, que será oferecida pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), é fruto de uma articulação conduzida pelo Programa InterAção, do MP-GO.

Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, a partir de informações do Geed – Fotos: acervo do Geed e da 4ª Promotoria de Catalão

Comentários