CMOC Brasil recupera nióbio presente em barragens

Iniciativa realizada na Niobras aumenta produção anual da empresa.

CMOC Brasil, sempre atenta às oportunidades para melhorar a eficiência de suas operações, mais uma vez tem razões para comemorar. O resultado positivo vem da Niobras, sua empresa de beneficiamento de nióbio, que coleciona bons rendimentos na produção regular e também em uma atividade recente: a recuperação do metal presente na barragem de rejeitos.

“Analisamos o material da barragem e percebemos que existia potencial, que era viável reaproveitar o rejeito e reprocessá-lo”, explica David Crispim, gerente de Operações da Niobras.

Para checar a viabilidade da recuperação do nióbio do rejeito, foram realizadas amostras de caracterização, sondagem, estudos geológico, mineralógico e de análise química. “A partir dos resultados, fizemos um teste na planta Boa Vista. Conseguimos recuperar 40% do nióbio contido, um número extremamente expressivo, ainda mais se pensarmos que é um material que ficaria parado, na barragem, como rejeito”, completa David.

A prática é realizada de maneira intermitente na Niobras, para complementar a produção regular quando necessário. Atualmente, a CMOC Brasil tem como meta, na planta BVFR, a recuperação de 56% de nióbio. A meta do reprocessamento da barragem de rejeitos, na planta Boa Vista, é de 40%.

Com esta iniciativa, a CMOC Brasil torna a recuperação de nióbio mais eficiente e potencializa o tempo de vida útil da barragem. E, sem a necessidade de ampliar este espaço ou de buscar novas áreas para a disposição de rejeitos, gera menos impacto no meio ambiente em longo prazo.

Sobre a CMOC
A CMOC Brasil é uma subsidiária da CMOC, companhia global com um diversificado portfólio de ativos, incluindo operações na China, Austrália e República Democrática do Congo. Atua no País com mineração e beneficiamento de nióbio e fosfatos, nas cidades de Catalão e Ouvidor (GO) e Cubatão (SP), por meio de suas empresas Niobras e Copebras. No Brasil, gera mais de 3 mil empregos diretos, em suas três plantas industriais e duas minas. Acesse www.cmocbrasil.com e conheça mais sobre a CMOC Brasil e suas operações.

Fonte: CDN Comunicação

 

Comentários