CLIMA SECO EM CATALÃO FAVORECE O AUMENTA DE QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO

Típico do outono e inverno, a baixa umidade do ar tem contribuído para o aumento das queimadas no último mês em Catalão.

O Corpo de Bombeiros e de Catalão, registrou nos últimos três meses 68 ocorrências de queimadas em vegetação. Em maio, foram 2 ocorrências, no mês de junho o número subiu para 44 ocorrências, em julho até segunda-feira (17) foram registradas 22 ocorrências.

Ainda segundo a corporação, o que contribui para esse aumento de queimadas, além do tempo seco, é a população que ainda utiliza fogo para limpar terrenos. Com a falta de chuvas, os ventos intensificam as chamas.

Conforme o Corpo de Bombeiros, usar fogo para limpar terrenos é crime, sendo que o autor pode ser multado e preso. É alertado também que em tempos de seca, um fogo aparentemente pequeno, pode sair do controle.

Os bombeiros alertam para que a população não jogue cigarro às margens de rodovias ou próximos de qualquer tipo de vegetação, nem lixos, latas de metal, cacos e garrafas de vidro, pois esses materiais podem se aquecer ao sol e dar origem as queimadas.

Nesta quarta-feira (19), a umidade mínima relativa do ar estará em 35%, ou seja, muito abaixo do recomendado que é 60%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Comentários