Chuva leva lama de obra em rodovia para nascente e suspende abastecimento de água em Campo Alegre de Goiás

Em quatro horas, choveu o esperado para sete dias e a barragem de contenção da terra não suportou o grande volume de água.

A chuva que caiu em Campo Alegre de Goiás levou lama da obra de duplicação da BR-050 até a nascente e córrego que abastecem a cidade e causou a suspensão do fornecimento de água na quinta-feira (1º). Em quatro horas, choveu o esperado para sete dias. Algumas casas ficaram alagadas.

A BR-050 passa no perímetro urbano da cidade e está em fase de duplicação. O sistema de escoamento está sendo feito e a tubulação direciona o fluxo de água para as nascentes do município, que desaguam nos córregos que abastecem a cidade. Porém, com a chuva, a estrutura de contenção de terra não suportou o volume de água e cedeu. Toda a água chuva e a lama desceram com força até as nascentes e afetou a estação de tratamento.

A água suja não permitiu o bombeamento para o sistema. “A água ficou turva, suja, não tem como funcionar a bomba”, disse a chefe do departamento da Secretaria do Meio Ambiente de Campo Alegre, Marcella Gomes Stemam.

O fornecimento de água chegou a ser suspenso, mas o problema foi solucionado ainda na quinta-feira (30). Segundo os moradores, essa é a terceira vez que o problema acontece.

O engenheiro ambiental Murilo Buk explica que devido ao assoreamento, o problema no abastecimento da cidade pode se agravar. “Depois de uma nascente assoreada, o processo de recuperação dela é muito demorado. E, atualmente, Campo Alegre não tem nenhum método alternativo de abastecimento público. Então, isso pode estar comprometendo o abastecimento público de uma cidade inteira”, disse.

A MGO, responsável pela obra informou que o problema foi causado pelas fortes chuvas e a bacia de contenção existente não suportou grande volume de água. A empresa disse que está fazendo adaptações para reduzir o volume de escoamento das águas da chuva e explicou que, se necessário, vai arcar com os custos da reforma nas casas dos moradores que tiveram prejuízos.

Em nota publicada no site, a Saneago explicou que o abastecimento ficou comprometido na cidade devido à lama e paralisou momentaneamente as atividades da Estação de Tratamento de Água. A empresa disse que já acionou os órgão ambientais e o Ministério Público para apurar que medidas podem ser tomadas.

Fonte: G1 Goiás – Fotos: Reprodução/TV Anhanguera

Comentários