Celebrando os 164 anos de Catalão: aniversário do município foi marcado pelo tradicional corte do bolo e desfile cívico

Foi um dia marcado por muitas comemorações e emoções, para todos que compareceram no aniversário de Catalão

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Catalão celebrou 164 anos de emancipação política e 301 anos de história, neste sábado (20), para comemorar a data, foi realizado o tradicional corte do bolo com 164 metros de comprimento, e em seguida deu início ao desfile cívico.

Catalão, uma cidade vibrante localizada no coração do estado de Goiás, comemorou mais um aniversário de sua fundação. Fundada em 1833, a cidade tem sido um centro de atividade cultural, econômica e social ao longo dos anos. Com uma rica história e uma comunidade diversificada, Catalão tem muitos motivos para celebrar e refletir sobre suas conquistas.

As comemorações se iniciaram logo pela manhã, e logo às 07h00, na Avenida Raulina Fonseca Paschoal, a administração municipal presenteou a população com um gigantesco bolo. Foram 164 metros, como tradição a cada ano um metro de bolo é adicionado, 1 metro de bolo para cada ano de aniversário da cidade, o bolo foi feito por muitos confeiteiros da cidade. Também foram servidos como acompanhamento aos moradores que foram prestigiar: café, chá, leite puro e leite com chocolate.

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Na sequência, às 08h00, já na Avenida Vinte de Agosto, foi realizado o hasteamento da bandeira seguido pelo tradicional desfile cívico. Com o tema “O progresso transformando sonhos em realidade”, a organização levou para a avenida os sonhos que se tornaram realidade desde a sua fundação, há 301 anos.

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Como de costume, as centenas de pessoas que estiveram presentes, levaram o gostinho da festa para parentes e amigos que não puderem comparecer ao corte do bolo.

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Várias autoridades estiveram presentes,, o prefeito de Catalão, Adib Elias, a primeira-dama Adriete Elias, o deputado estadual Jamil Calife, o deputado federal José Nelton e também a primeira-dama do estado de Goiás a esposa do governo Ronaldo Caiado, a Gracinha Caiado também esteve presente prestigiando o evento e também representando o governo na cidade.

Além dos alunos das escolas municipais e da rede estadual de ensino, o desfile contou com a participação dos representantes de clubes de serviço, maçonaria, colecionadores de carros antigos, Corpo de Bombeiros, das polícias Militar, Estadual e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, além de grande empresas privadas da cidade de Catalão como a HPE Automotores do Brasil, empresa representante das marcas Mitsubishi e Suzuki na cidade de Catalão, que levou seus carros produzidos para o desfile, além da HPE a John Deere também esteve presente com seus tratores e funcionários, outros segmentos da comunidade também estiveram desfilando no evento de comemoração do aniversário.

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Este ano, a novidade do desfile foi a participação da Banda da Cultura Racional, que depois de muitos anos, eles voltaram a participar das comemorações do aniversário de Catalão. Trajando branco, os integrantes que compõem a banda saíram de Brasília, Goiânia Cuiabá e Belo Horizonte. Além dos instrumentos comumente usados pelas bandas, o grupo da Cultura Racional se destacou pela apresentação usando elementos como lira, violino e violoncelo, levando um diferencial que agradou a todos durante as apresentações.

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Os aviões da Precisão Aeroagrícola coloriram o céu do desfile, em um momento muito bonito quatro aviões da empresa sobrevoaram a Av. de Agosto colorindo o céu e o desfile com fumaça coloridas.

301 anos de história

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Desde o ano passado, o pesquisador Luís Estevam vem defendendo também a comemoração da data histórica de Catalão. De acordo com suas pesquisas, existem documentos que provam o surgimento de Catalão antes mesmo da existência de Goiás.

Homenagem a quem sempre homenageou

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

O que emocionou a todos neste domingo, foi a homenagem feita ao funcionário público Jesus Guerreiro, que por muitos anos, assinou a alegoria temática dos desfiles cívicos na Avenida 20 de Agosto. O servidor municipal morreu recentemente, acometido de câncer, dia 11 de junho e foi homenageado durante a passagem dos blocos formados por escolas e instituições.

Uma História Rica:

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Desde sua fundação, Catalão tem sido um ponto de encontro de diferentes influências culturais e históricas. Desde os tempos coloniais até os dias atuais, a cidade preserva aspectos de sua história em sua arquitetura, tradições e festivais. A preservação dessas raízes é uma parte importante da celebração do aniversário da cidade que foi representada pelo desfile das congadas.

Progresso Econômico:

(Foto: Matheus Almeida / Zap Catalão)

Ao longo dos anos, Catalão tem experimentado um crescimento econômico notável. A cidade é conhecida por sua indústria diversificada, incluindo setores como, montadora de veículos e tratores, mineração, agricultura, comércio e serviços. Empresas locais e internacionais têm contribuído para a criação de empregos e para o fortalecimento da economia local.

Em seus 164 anos de aniversário, Catalão, Goiás, continua a brilhar como um exemplo de progresso e diversidade cultural. Enquanto olha para trás com gratidão, a cidade também se lança ao futuro, com esperança e determinação para enfrentar os desafios que virão e construir um amanhã ainda mais próspero.

A equipe do Portal Zap Catalão Notícias esteve presente e registrou cada momento desta importante data.

E aqui com muita alegria deixamos o nosso parabéns a cidade de Catalão e a toda população Catalana, o Zap Catalão e toda a nossa equipe se orgulha de crescer junto com vocês e com a nossa cidade querida.

VEJO FOTOS DAS COMEMORAÇÕES:

Comentários