Casa Criativa CMOC abre 300 vagas para cursos gratuitos nas áreas de arte e tecnologia; inscrições começaram nesta segunda-feira (18/09)

Espaço foi inaugurado na última quarta-feira (14) e as inscrições podem ser feitas no local ou pelo site a partir de hoje (18/09)

(Foto: Divulgação / Casa Criativa)

A Casa Criativa CMOC, novo polo de desenvolvimento cultural e tecnológico em Catalão (GO), abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de arte e tecnologia.

Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas para 10 opções de oficinas: introdução ao desenvolvimento de games, configuração de servidor AWS, audiovisual com foco em redes sociais, ferramentas de inteligência artificial, introdução à informática, elaboração e gestão de projetos, jogos teatrais, dança e música (saiba mais abaixo).

A faixa etária inicial para as inscrições nos cursos da área de tecnologia é de 12 anos. Já para as oficinas de artes, podem se inscrever crianças com idade a partir de 6 anos.

Inaugurada na última quinta-feira (14), a Casa Criativa está localizada na Rua Ademar Ferrugem nº 525, na região central da cidade. As inscrições podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta-feira das 9h às 21h, ou pelo site www.casacriativa.org.br.

A Casa Criativa

(Foto: Divulgação / Casa Criativa)

A Casa Criativa é o primeiro polo de inovação dedicado à criação, formação, produção e convivência entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital da região.

O projeto é uma realização da City Web Arte e Inteligência, em parceria com a Cia. São Genésio e VR Projetos, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto é patrocinado pela CMOC, indústria que atua na mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfatos, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria e agricultura.

Além dos cursos livres, a Casa também vai abrigar uma incubadora de projetos nas áreas de tecnologia, comunicação e artes.

Inauguração

(Foto: Divulgação / Casa Criativa)

Realizado na última quinta-feira (14), o evento de inauguração da Casa Criativa contou com a presença de autoridades locais e representantes da CMOC, City Web, Cia São Genésio e VR Projetos.

O fundador da City Web e Cia. São Genésio, Juraci dos Santos Moreira, reforçou que a Casa Criativa CMOC tem como objetivo criar um ecossistema único onde a criatividade se unirá à inovação tecnológica. “Acreditamos que a colaboração entre artistas, desenvolvedores e inovadores vai resultar na criação de projetos híbridos, que desafiam as fronteiras tradicionais e levam a novas formas de expressão e interação. Em um mundo onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais central, o nosso projeto se posiciona como um local de convergência, onde a visão artística e a excelência tecnológica se encontram, criando um terreno fértil para a próxima geração de inovadores digitais”, disse.

Durante a cerimônia, a Gerente de Licenciamento e ESG da CMOC, Flávia Adorno,  ressaltou que todo o portfólio de projetos incentivados da CMOC tem a parceria como alicerce fundamental e estão diretamente relacionados às demandas levantadas juntos às comunidades por pesquisas. “Firmamos alianças com várias instituições locais e também prospectamos iniciativas externas que possam provocar diferentes olhares sobre a realidade e inspirar pessoas, a Casa Criativa CMOC é uma delas. Um espaço de integração para diversas idades, que traz perspectivas inovadoras e que certamente propiciará o desenvolvimento do protagonismo das pessoas e do seu potencial transformador”, comentou.

O diretor da VR Projetos, Renato Paixão, falou sobre a importância da captação de recursos para projetos sociais. “Ao longo dos 14 anos de existência da VR, nosso maior propósito é unir causas a incentivadores. Nos orgulhamos muito de fazer a ponte entre a empresa patrocinadora e o projeto Casa Criativa, local que trará transformação sociocultural para todos os que aqui passarem. Hoje, como resultado da destinação do Imposto de Renda, mais de cinco milhões de pessoas já foram impactadas em todo o Brasil”.

Incubadora

(Foto: Divulgação / Casa Criativa)

Com o objetivo de impulsionar os talentos locais para a produção cultural e digital, a incubadora funcionará como um hub dinâmico, abrigando até 20 grupos ou coletivos, sejam eles formais ou interessados em formalização, dentro de um processo de incubação que vai durar 24 meses.

Durante esse período, os participantes terão acesso a uma estrutura de apoio para pesquisa, desenvolvimento e circulação de produtos gerados pelos projetos.

De acordo com Juraci dos Santos Moreira, fundador da City Web Arte e Inteligência e Cia São Genésio, a Casa Criativa pretende ser um catalisador de ideias inovadoras e colaborações variadas, oferecendo total suporte aos projetos selecionados. “Queremos proporcionar meios para transformar ideias em ações concretas, que possam – em futuro próximo – se tornar independentes e sustentáveis”, afirma.

Os projetos da incubadora serão selecionados através de um chamamento público simplificado. Mais informações serão divulgadas em breve.

Atividades Culturais

(Foto: Divulgação / Casa Criativa)

Com o intuito de se tornar um centro de integração e promoção cultural, a Casa Criativa vai promover saraus, performances teatrais e apresentações de dança e música. Os eventos serão realizados aos sábados, sempre no período noturno. Mais informações serão divulgadas semanalmente nas redes sociais do projeto, que podem ser encontradas nas plataformas Instagram, TikTok e Facebook pelo @casacriativacatalao.

Sobre a City Web

A City Web Arte e Inteligência é uma parceira de companhias de teatro, centros culturais e fazedores culturais que queiram desenvolver projetos nas áreas de artes, esportes, cultura e assistência social de maneira responsável e com impactos positivos junto às comunidades em que estão inseridos. A City Web desenvolve, em estúdios próprios, projetos audiovisuais com produções cinematográficas e vídeos para redes sociais e emissoras independentes. Suas produções já participaram de mais de 150 festivais, acumulando inúmeros prêmios no Brasil, com um público de mais de 1 milhão de pessoas.

Sobre a Cia São Genésio

Desde 2006, a Cia de Teatro São Genésio luta para levar teatro de qualidade para o interior de São Paulo e outras regiões do país. Sediada em Hortolândia, a Cia criou a Mostra Nalona. Entre os espetáculos criados e produzidos pela São Genésio estão: “Minhas Criadas”, “Anonimato”, “Desrazão, o reino dos de fora”, “As Aventuras de Gotícula “, “A História da Caixa”, entre outros.
Sobre a VR Projetos

A VR Projetos é especializada em prestar consultoria e captar recursos através das leis de incentivo junto à iniciativa privada para a realização de projetos culturais transformadores, educacionais e esportivos, como o BookTruck, Estante de Histórias, Sacola Literária, Empreender para um Brasil melhor, dentre outros. Ao longo dos 14 anos já impactou mais de cinco milhões de pessoas em todo território brasileiro.

Sobre a CMOC

A CMOC é uma indústria que atua na mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfatos, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria global e o crescimento da agricultura no Brasil. Atua como subsidiária do CMOC Group, companhia chinesa com um diversificado portfólio de ativos, a CMOC Brasil acredita e investe no crescimento sustentável dos negócios, por meio da sinergia entre os ativos, a excelência operacional, a inovação e a qualidade de seus produtos e relacionamentos. Contribuir com a sociedade por meio do que produz e também pela sua atuação socialmente responsável, especialmente nas regiões onde estão suas operações em Catalão e Ouvidor (Goiás) e Cubatão (São Paulo), é um dos propósitos da CMOC.

Comentários