Carta de uma leitora: Depressão e Ansiedade

Vou usar essa foto bem serena para comentar algo com todos vocês. Vou comentar pq varias amigas que me conhecem a anos vieram me dizer sobre a mudança no meu olhar e na minha “liberdade” de uns tempos pra cá. @thaynagaldinoo @lucirenegiese @dayanefagundespsicologa

Pois bem, eu trabalho desde os 16 anos e estudo concomitante a isso. Trabalhei 5 anos no SENAI dando aula e afirmo que vida de professor não é fácil ainda mais quando além da rotina pesada de um professor a gente trabalha em empresa privada com o medo de ser mandada embora. ( já pensou você não ter ajuda de 1 centavo de ninguém e caminhar com medo todos os dias de perder emprego?)Além disso, todos esse anos eu estudava varias coisas ao mesmo tempo, nos últimos 2 anos que morei em Goiânia eu acordava para estudar geografia na UFG as 08:00, entrava para dar aula no SENAI as 13:00 e saia 22:00, fazia graduação em logística e um técnico em logística a distância etc. Gente eu morava em condomínio cheio de jovens e piscina no setor universitário e posso contar nos dedos as vezes que desci para piscina. Sério ! Algo que melhorou um pouco a carga de depressão, ansiedade e stress foi ter sido aprovada em concurso público em 2016 quando me mudei para Catalão. Ao menos diminuiu o medo de ser mandada embora como o de em uma empresa privada, mas sempre eu me cobrava além da conta né?! Graças a Deus também sempre fui boa profissional. Mas o medo e a cobrança de perfeição em alguém doente é muito desgastante.

Pois bem, tive altos e baixos por causa de depressão e ansiedade, entrei em relacionamentos precipitados algumas vezes, me magoei demais com amizades também etc

Acho que também nesse período de adoecimentos magoei pessoas, me distanciava repentinamente, me escondia do mundo e achava que o mundo inteiro me cobrava perfeição ou estivesse contra mim. Eu escrevo essas palavras para dizer que já tive depressão e ansiedade altíssima e já fiz vários anos de tratamento. Eu aproveito para dizer que o tratamento é muito importante. Mas o que me fez realmente melhorar? Foi a minha vontade de ser feliz e viver uma vida leve.

Em julho do ano passado 2018 eu havia ido para um evento em João Pessoa e fiquei 7 dias na praia, lá eu fiz algumas reflexões indicadas pelas minha psicóloga Zilda Maciel (Catalão). Nossa suspirei e sorri aqui agora. Uma sensação de alívio ter a coragem de dizer isso. Mas faço na tentativa de ajudar mais pessoas a não desistirem de lutar contra problemas e a depressão principalmente.

Pois bem, lá na praia eu decidir que precisava mudar, vivi 16 anos da minha vida me cobrando, com depressão e ansiedade gente ?! Isso é muita coisa … é muito para uma cabeça de uma moça como eu que aos 16 anos para frente já morava sozinha pra trabalhar e estudar. Eu não consigo externar aqui o que a minha cabeça já me fez sofrer nesses anos. Porque a cabeça de uma pessoa que sempre se cobrou muito como pessoa e como profissional não era leve, eu não me desligava, remoía problemas 24 horas por dia nesses anos todos, vivia de semblante fechado, com mania de perseguição, com medo de errar, de ser mal falada, de ter amigos, de viver e de ser quem sou. Nesse tempo gente eu magoei amigos né (Juliana Segatto), já passei noites imaginando e sofrendo por problemas que muitas vezes eu criava na cabeça.

Então, a primeira coisa que fiz na praia foi ter a coragem de cortar meu cabelo, e cortar o meu cabelo foi o mesmo que me libertar !!! Libertar da depressão de anos e dos padrões sociais que me cercavam como um arame farpado. Porque eu nunca fiz nada de errado mas eu me cobrava perfeição sempre. Em tudo eu pensava no que os outros vão dizer, e mesmo que não fizesse nada errado eu deixava de me expressar e vivia uma perseguição descabida de mim mesma.

Eu decidi desde então, terminar a minha fase de terapias, consegui achar a receita do bolo e a cereja que eu sempre procurava em alguém. A cereja do bolo que a minha psicóloga me fez enxergar era somente EU! Comecei a não mais me cobrar tanto, a viver mais, a não ficar pensando nos problemas com tanta frequência e sofrendo por eles, a viver um dia de cada vez, a gostar mais da minha companhia, a me amar, a enxergar a natureza, experimentar novos sabores de comida, mudar caminhos e também a deixar amizades adoecidas ir embora para que as verdadeiras permanecessem e novas chegassem.

Esse processo gente não é fácil, mas a força de vontade ajudou demais. Porque eu me cansei de sofrer e viver na intensidade adoecida que vivia.
Uma coisa que me ajudou muito também, foi a fé que sempre tive, o amparo de amigos verdadeiros e principalmente voltar a fazer atividades físicas.

E dou uma dica, aqueles aplicativos de caminhada com piques de corrida ajuda muito! A caminhada hoje é essencial na minha vida, se eu não caminhar ao menos um dia na semana eu fico ansiosa e já começo a me sentir mal, sentir que está faltando alguma coisa.

Eu me emociono para dizer mas parece que eu estou viva novamente agora nos meus 31 anos!!!

Não se esqueçam que o ato de agradecer e ter gratidão é essencial !!! Viva um dia de cada vez também !!!

A regra é clara viva um dia de cada vez! Não desistir de lutar, pois todos os dias é um dia a mais, mas também um dia a menos. Tenha fé, agradeça, peça, lute, acorde para viver e ir atrás do seus objetivos. Eu sempre falo isso para meus alunos e hoje recebo tanta gratidão de alguns que conseguiram seguir isso. Não desista de ser quem você é ! A vida de ninguém é perfeita e cada um tem seu caminho. Por mais difícil você tem que passar por ele, mas decida passar lutando e pensando positivo sempre. Positividade e pensamentos bons atraem coisas e pessoas boas.

Espero que alguém que sofra de depressão e ansiedade tenha a oportunidade de ler isso.

Quero agradecer imensamente a todos meus amigos que permaneceram comigo, a minha família, professores e colegas de trabalho que tive.

Agradeço aos meus terapeutas essenciais para este resultado.

Agradeço imensamente a Deus e a Nossa Senhora de Aparecida por esta graça !

Observem esse novo olhar, como diz minha amiga Lu : estou mais viva e com um brilho no olhar.

BOM DIA !!!

Servidora na UFCat, Daiane Dizielle Meireles Soares, resolveu escreve esse texto em sua rede social e passar aos internautas sobre um pouco de como eliminar a Depressão e Ansiedade da sua vida.

 

Comentários