Bombeiros Militar de Catalão registam 3.617 ocorrências em 2018, com aumento de 11,9% em relação a 2017

Sede do Corpo de Bombeiros de Catalão.

O 10° Batalhão de Bombeiros Militar de Catalão, divulgou ao Zap Catalão na tarde desta quinta-feira (04/01), um balanço dos atendimentos nos últimos 12 meses pela corporação no município e ao mesmo tempo aproveitou para fazer uma alerta a população do município.

De acordo com o major, o Corpo de Bombeiros Militar em Catalão realizou 3.647 ocorrências nos últimos 12 meses, sendo 2.672 (dois mil seiscentos e setenta e dois) referente a resgate, 298 (duzentos e noventa e oito) referente a ações preventivas, 86 (oitenta e seis) referente a incêndio urbano, 11 (onze) referente produtos perigosos, 340 (trezentos e quarenta) referente a busca e salvamento, 229 (duzentos e vinte nove) referente a incêndio em vegetação e 11(onze) referente defesa civil.

Em comparativo ao ano de 2017, tiveram um acréscimo de 11,9%, sendo que as ocorrência de resgate apresentou um aumento 18,07%. Em 2017 foram registradas um total de 3.259 ocorrências.

“Em uma verificação detalhada, foram constatadas que as ocorrências de emergência clínica mal súbito, queda da própria altura, acidente de trânsito colisão, emergência clínica convulsão, acidente de trânsito queda motocicleta e acidente de trânsito queda bicicleta foram as mais recorrentes no município”, de acordo com o relatório.

Desta forma, o Blog Zap Catalão orienta a população quanto aos cuidados em sua conduta pessoal, buscando a prevenção destas ocorrências:

• Emergência clínica mal súbita: realizar visitas médicas periódicas, realizando os exames necessários à verificação de possíveis doenças.

• Queda da própria altura: buscar atenção quando em deslocamento a pé pelas calçadas e avenidas, se atentando aos obstáculos e buracos. Em casa, não construir rampas muito inclinadas e utilizar piso com atrito suficiente para que evite escorregamento.

• Acidente de trânsito colisão: Dirigir com atenção. As principais causas de acidentes de trânsito são dirigir com velocidade acima da permitida, dirigir alcoolizado e ultrapassar em local indevido.

• Emergência clínica convulsão: Durante uma convulsão, acione o Corpo de Bombeiros. Com a vítima: proteja a cabeça para que ela bata ao solo, afrouxe a roupa, não introduza nada em sua boca.

• Acidente de trânsito queda motocicleta: Pilote a motocicleta com atenção e seguindo as leis de trânsito. Ajuste o passador do capacete corretamente abaixo do queixo, em caso de queda, a cabeça estará melhor protegida.

• Acidente de trânsito bicicleta: Não andar de bicicleta em calçadas, e quando estiver na faixa de rolamento, fique atento à distância na qual os carros passam por você. À noite, utilize roupas claras e sinais refletivos na bicicleta, evite andar em locais sem iluminação viária.

Para deixar claro aos leitores do Blog Zap Catalão, o objetivo deste levantamento foi o de verificar os tipos de ocorrências mais atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar em Catalão e passar  orientações que visam a prevenção destas ocorrências.

Comentários