Associação dos hospitais privados diz que Goiás está em “iminente risco de colapso nos sistemas de saúde”

Ahpaceg destaca não ser contra retomada da economia, mas fala sobre necessidade de comprometimento no momento em que Estado registra altas nos números de contaminação

(Foto: Reprodução)

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) divulgou carta aberta na tarde desta sexta-feira, 19, em que cobra empenho conjunto da sociedade e gestores públicos sobre o atual momento. Em tom de alerta, a entidade destaca que Goiás está em “iminente risco de colapso nos sistemas públicos e privado de saúde”.

“Além das vidas perdidas e afetadas, os reflexos desta curva ascendente também se traduzem em sobrecarga dos profissionais de saúde e demais trabalhadores que estão na linha de frente dos atendimentos”, destaca um dos trechos da carta.

Ao longo do texto, a Ahpaceg acrescenta não ser entidade contrária à retomada da economia, mas cobra por medidas urgentes de maior prevenção da doença. “o momento exige responsabilidade, comprometimento e ações dos gestores públicos e de cada cidadão”, afirma  em outro momento.

Confira a íntegra

CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS GESTORES PÚBLICOS

Nas últimas semanas, Goiás vem registrando um aumento expressivo nos casos de Covid-19.

A doença está em clara ascensão no Estado, atingindo pessoas de todas as idades, já ULTRAPASSANDO OS 14 MIL CASOS e somando MAIS DE 280 MORTES.

Além das vidas perdidas e afetadas, os reflexos desta curva ascendente também se traduzem em sobrecarga dos profissionais de saúde e demais trabalhadores que estão na linha de frente dos atendimentos, escassez de materiais e medicamentos, maior ocupação dos leitos e IMINENTE RISCO DE COLAPSO NOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE SAÚDE.

Os números ressaltam a NECESSIDADE URGENTE DE UMA MAIOR PREVENÇÃO DA DOENÇA com a adoção de medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia baseadas em evidências científicas e na análise de dados estatísticos.

Não somos contra a reabertura do comércio, a volta às aulas ou outras medidas de retomada da economia. Mas, o momento exige responsabilidade, comprometimento e ações dos gestores públicos e de cada cidadão.

TODOS PRECISAM FAZER A SUA PARTE, usando máscaras de proteção facial, higienizando as mãos de forma correta e frequente e mantendo o DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Abraços, apertos de mãos, reuniões, festas, passeios no parque sem proteção, aglomerações no comércio, idas em grupo aos shoppings e feiras precisam ser deixados de lado neste período.

Mais do que um alerta, fazemos um APELO a todos para que façam a sua parte e para que possamos vencer essa pandemia sem o sacrifício de mais vidas.

AHPACEG
Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás

Com informações do Jornal Opção 

Comentários