Três Represas de afluente do Ribeirão Pirapitinga rompem com chuva forte em Catalão e leva a interdição e evacuação da Avenida Raulina Fonseca Pascoal

Considerando grande volume de chuva na área urbana de Catalão, na madrugada desta quarta-feira (29/01/2020), atingindo 146 milímetros, conforme registrado pela Estação Meteorológica Digital local, que ocasionou o rompimento de três represas em Catalão, localizadas na região noroeste da cidade, e consequente interdição e ordem de evacuação da Av. Raulina Fonseca Pascoal.

Após equipes da Defesa Civil, das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Catalão, do Corpo de Bombeiros percorrem a área urbana e fazer levantamentos da situação das áreas de riscos e danificadas pela intensa chuva, foi Decretado Situação de Calamidade Pública em Catalão.

Diante da situação, criou-se Comitê de Ações para acompanhamento dos riscos e tomadas de medidas emergênciais.

E em entrevista coletiva o chefe da defesa civil de Catalão e região, engenheiro civil Leonardo Martins, também Secretário Municipal de Obras, foi enfático e incisivo ao alertar a população para os riscos eminentes em caso de mais chuvas. Segundo suas palavras:
“A situação é grave, nós estamos pedindo para que a população deixe de passar no centro da cidade, como medidas preventivas nós já suspendemos o trânsito na avenida raulina pascoal, interditamos a avenida, o transporte coletivo foi suspenso e vamos solicitar até o fechamento do comércio e, principalmente os curiosos, os pedestre não trafeguem proximo aos danos, por que nesta madrugada à montante, acima da represa do Clube do Povo romperam 3 represas: a Paquetá, a represa do Wilton e represa do Acrísio. A represa do condomínio Campo Belo está segurando esse volume e é lá o ponto que nos preocupa e onde nós estamos monitorando intensivamente e com muita preocupação, por que lá a represa está cheia, no sentido bufando, os ladrões parcialmente entupidos. Se Deus livre guarde essa represa romper, vem rompendo essas represas, e dificilmente a represa do Clube do Povo pode aguentar, por isso, nossa preocupação é muito grande […] a questão não é brincadeira”. Informou ainda, que estão também de olho nas represas do Córrego das Madres e estruturas a jusantes que já foram danificadas nesta noite.

Ainda, no mesmo sentido, o Comandante 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros, senhor Warley Martins de Sousa fez o seguinte alerta:
“Após vistoriar os diversos pontos da represa e o complexo do Clube do Povo, nós chegamos a conclusão, que devido ao acúmulo de água naquele local e devido as represas que estão acima, de fazer a interdição tanto para veículos quanto para pedestres e não só na represa, mas em toda a Raulina. Nossas equipes vão passar orientando os comércios e as escolas que fazem presente naquele local para que hoje não corremos risco nenhum perder vida e de causar maior danos aos bens públicos e privados. Então em uma forma de precaução vamos pedir para que eles fechem o comércio e escolas também nesse local […]”.

A situação constatada para o dia de hoje 29/01 é de interdição e evacuação da Avenida Raulina Fonseca Pascoal, dessa forma, o Zap Catalão Notícias reforça o pedido da Defesa Civil local para que os moradores de Catalão evitem acessar esta avenida até liberação oficial por parte da Defesa Civil.

Em tempo: As duas únicas travessias de um lado a outro da cidade se dará pela Avenida Ricardo Paranhos e Avenida Margon. Essa é a orientação da Defesa Civil local.

A qualquer momento, podemos atualizar as informações acima.

Segue imagens e vídeos de autoria de seguidores e amigos do Zap Catalão Notícias.

Comentários