Volume do lago Azul em três Ranchos chega a 15,4%

Falta de chuva no ano passado e uso maior de hidrelétricas com reservatório são apontados como principais causas da baixa, que tem impactado o turismo da região

Lago Azul em Três ranchos (Foto: Fabio lima)

Lago Azul, localizado no município de Três Ranchos, Sudeste do Estado, atingiu no mês de fevereiro o nível de 15,4% de sua capacidade, o menor dos últimos três anos. A quantidade de água no reservatório caiu mais que a metade em relação ao mesmo período do ano passado, quando o volume registrado foi de 37,3%. Em fevereiro de 2016, o nível de água registrado foi de 43,5%. Já no ano de 2015 a situação foi pior que em 2018, pois o nível da água chegou a 14,8%.

Abastecido pelo Rio Paranaíba, o Lago Azul é o reservatório da Usina Hidrelétrica de Emborcação e está localizado na divisa entre Goiás e Minas Gerais. A hidrelétrica começou a operar em 1982, atualmente é administrada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e é responsável por parte da energia elétrica gerada para abastecimento do estado vizinho.

Engenheiro de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Sérgio Carneiro afirma que a baixa no reservatório é consequência da pouca chuva do ano passado. “O mesmo aconteceu em 2014 e trouxe consequências parecidas no ano seguinte. Já 2016 e 2017 mostraram recuperação, mas em 2018 o volume voltou a diminuir”, explica Carneiro. A situação, diz o engenheiro, não é alarmante e a expectativa é que neste ano o volume de chuva seja suficiente para elevar o nível do reservatório.<

Além da questão hídrica, Carneiro também destaca que atualmente são construídas poucas hidrelétricas com reservatório, como a de Emborcação, em que a água da chuva é represada para uso no período de seco. O investimento maior tem sido nas usinas fio d’água, em que o reservatório é menor, insuficiente para permitir a regularização do rio. Com isso, a produção de energia é inconstante dependendo da variação da vazão.

Carneiro explica que existe prioridade para construção de usinas fio d’água, porque são mais baratas e quase não precisam de documentação e estudos de impacto ambiental. O Brasil tem 69 hidrelétricas com reservatório, 85 a fio d’água e quatro por bombeamento. Além disso, são quatro a fio d’água em construção e uma com reservatório.

Turismo

Em Três Ranchos, o Lago Azul é a principal atração turística e a baixa do nível da água prejudica a economia local. De acordo com o presidente da Associação dos Locadores do lago Azul (ALA), Waldemar da Pirâmide, os turistas que têm visitado a cidade nos últimos meses possuem poder aquisitivo menor. “Em relação ao mês de fevereiro de 2016, tivemos que reduzir o preço dos alugueis em pelo menos 50%”, afirma o presidente.

A secretária de Turismo de Três Ranchos, Clícia Santos Feitosa, afirma que com o recuo do lago a Prefeitura está tentando trazer o turista para dentro da cidade. “Estamos investindo em shows e som automotivo dentro da cidade. Também foi construída uma praia artificial na orla do rio”, lembra Clícia.

Expectativa

Responsável pelas regras seguidas por todas as empresas de geração de energia elétrica do País, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota, que o baixo nível do reservatório de Emborcação se deve, principalmente, à crise hídrica pela qual o País passou em 2017. A expectativa é que no Centro-Oeste e Sudeste os reservatórios cheguem a 36,6% da capacidade no fim de fevereiro.

Fonte: O popular

Comentários