VÍDEO: Justiça visita Fundação Espírita Antero da Costa de Carvalho – o “Abrigo Antero”, em Catalão

São mais de R$100 mil em investimentos para a instituição

Ministério Público, Dr. Roni Alvacir Vargas; Dr. Luciano Henrique de Toledo, que responde pela 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Catalão; Fundação Espírita Antero da Costa de Carvalho – o “Abrigo Antero”, Cleonaldo Riccioppo (Foto: Zap Catalão)

Na tarde desta terça-feira, 7, a Justiça de Catalão, através da 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Catalão, acompanhado do membro do Ministério Público, Dr. Roni Alvacir Vargas, estiveram nas duas instalações da Fundação Espírita Antero da Costa de Carvalho – o “Abrigo Antero”, uma localizada no Bairro Dona Sofia e outra, no Bairro Copacabana, em Catalão.

Vários idosos abrigados no “Abrigo Antero” não possuem condições de expressarem suas vontades, especialmente para os atos da vida civil. Alguns deles estão com a aposentadoria cessada, em razão de não conseguirem realizar até mesmo a prova de vida na instituição pagadora. A maioria não possui nenhum contato com seus familiares.

Diante da ação de interdição coletiva, ajuizada pelo Abrigo Antero e da possibilidade prevista no Código de Processo Civil, da entrevista acontecer no local onde os interditandos se encontram, o Dr. Luciano Henrique de Toledo, que responde pela 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Catalão, acompanhado do membro do Ministério Público, Dr. Roni Alvacir Vargas, e do advogado das partes, compareceram no abrigo a fim de constatarem as incapacidades dos 25 idosos que fazem parte do processo.

Durante a entrevista, os idosos foram questionados pelos doutores Luciano e Roni sobre a possibilidade de realizarem negócios, existência de bens em seus nomes, as preferências e conexões familiares e afetivas. Geralmente essa entrevista é realizada nas dependências do Fórum, entretanto, como seria muito dispendioso para o abrigo locomover todos os idosos, os doutores Luciano e Roni preferiram locomover-se até o abrigo.

Além da visita no atual local onde funciona o abrigo, a Justiça visitou as novas instalações, localizada no Bairro Copacabana. Até o prezado momento, a Justiça já contribuiu com mais de R$ 100 mil, em investimentos para a construção do novo prédio, que deverá abrigar cerca de 70 idosos. A inauguração, segundo a direção da instituição, Cleonaldo Riccioppo deverá acontecer no primeiro semestre de 2024.

Assista à reportagem ao vivo:

(Foto: Zap Catalão)

Comentários