Vice presidente da Agehab Luiz Sampaio participa de audiência pública em Catalão

Luiz Sampaio participa de audiência pública em Catalão, sobre cortes ou contingenciamentos de universidades e institutos federais.

Com o intuito de debater a importância da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e do Instituto Federal Goiano na cidade, bem como analisar os efeitos do corte orçamentário de 30% realizado pelo governo federal para verbas destinadas a universidades e institutos federais, vereadores, representantes do legislativo estadual e federal, reitores, diretores, professores, servidores, alunos e sociedade civil, realizaram na última segunda-feira (26), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Catalão.

Para o vice-presidente da Agencia Goiana de Habitação(AGEHAB), Luiz Sampaio(DC), as instituições já funcionam com um orçamento muito estreito e o corte inviabiliza o funcionamento, refletindo também na economia local. “Isso significa também um grande impacto na economia das cidades onde tem universidades e institutos federais porque esse orçamento faz parte da rotina dessas cidades”, aponta.

Ainda segundo Sampaio, ele, pessoalmente, esta encampado um buscar nas bancadas federais os apoios necessários para viabilizar a destinação de emendas de bancada para as Instituições em Goiás e em especial finalizar o processo de desmembramento das Universidades Federais de Jataí e Catalão, formalizando a nomeação dos reitores.

“Está semana, através de um pedido especial feito ao grande amigo e que tem se mostrado através de um intenso e produtivo trabalho no Congresso Nacional, também um grande legislador Federal, Deputado Zé Mario Shireiner(DEM), o mesmo enviou um ofício ao Ministro da Educação: Abraham Weintraub, pedindo efetivamente que seja desmembradas nossas novas Universidades de Catalão e Jataí. É preciso que elas tenham autonomia de fato”.

Devido ao trabalho que vem realizando nos municípios da Estrada de Ferro e o prestígio com lideranças e autoridades, pode trazer representantes de vários seguimentos para serem participar e assim levar o assunto e seus agravantes ao conhecimento de seus municípios, que possuem alunos na UFCAT.

“Veio representantes de Ipameri, Cumari, Palmelo e pires do Rio.É fundamental a participação dos municípios. Assim como, minha mãe (Maria da Glória Sampaio) enfatizou e é essencial que as próximas audiências sejam mais populares, envolvendo todas as áreas de atuação da nossa comunidade, a população em geral. Esse grito deve ser de todos, afinal a Educação é o verdadeiro caminho para que se mude tudo. Apesar da receita ser fácil, alguns tem medo de aplica-lá”.

Fonte: ASCOM/Luiz Sampaio

Comentários