Vice-governador Lincoln Tejota visita mineradoras em Catalão e Ouvidor

Governo de Goiás tem trabalhado em parceria com empresas do segmento para fortalecer retomada da economia

(Foto: Reprodução)

O vice-governador Lincoln Tejota, acompanhado do subsecretário de Fomento e Competitividade, Bruno Netto do Espírito Santo, e do superintendente de Mineração, Denílson Martins Arruda; ambos da Secretaria da Indústria Comércio e Serviços, visitam nesta quarta-feira (14) as mineradoras Mosaic Fertilizante (Catalão) e CMOC (Ouvidor).

As visitas fazem parte do planejamento do Governo de Goiás para aproximação com empresários e parceiros que possam contribuir com a retomada do desenvolvimento econômico no pós-pandemia e busca a continuidade e o fortalecimento dessas atividades. No Brasil, o setor é responsável por 57% das receitas líquidas industriais.

Para o vice-governador Lincoln Tejota, o setor de mineração será um dos mais importantes no processo de recuperação da economia em Goiás.  “A mineração traz benefícios aos cidadãos, gerando emprego, renda e projetos sociais. Nosso governo está contribuindo para que as atividades sejam realizadas de forma legal e sustentável. Somente em Mara Rosa, no Norte do Estado, está previsto investimento de mais de R$ 600 milhões na implantação de uma planta industrial”, destaca Tejota.

Lincoln ressalta ainda que Goiás possui um forte potencial minerador e que a modernização do licenciamento ambiental, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, será decisiva para que as atividades previstas para o setor saiam do papel.

“Temos o processo de licenciamento ambiental mais moderno do país, que vai desburocratizar todas as etapas de implantação, fortalecendo nossa economia ao mesmo tempo que o meio ambiente é resguardado”, comemorou o vice-governador.

Mineradoras

A Mosaic é uma das maiores empresas do mundo em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados. Tem como objetivo transformar de forma harmoniosa e responsável as riquezas do solo em desenvolvimento sustentável.

No Brasil, atua na produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, além do desenvolvimento de produtos para nutrição animal e comercialização de produtos industriais. Os produtos da Mosaic são comercializados para mais de 40 países. A empresa possui operações no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Austrália, Peru, Arábia Saudita, Paraguai e Canadá.

A CMCO, em Ouvidor, possui operações de nióbio e fosfatos para desenvolvimento da indústria global e crescimento da agricultura no Brasil. Atua como subsidiária da companhia chinesa e está presente também em Catalão e em Cubatão (SP). Em Ouvidor, iniciou suas atividades em 1976 e, no ano seguinte, em Cubatão.

Comentários