Acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) no bairro São Francisco; apesar do susto, ninguém ficou ferido

Um carro modelo Fiat Toro foi atingido por uma locomotiva na manhã desta quinta-feira (22), no bairro São Francisco, em Catalão, no sudeste goiano. O acidente aconteceu por volta das 8h e, embora tenha causado grande susto, não deixou feridos (assista vídeo abaixo).
De acordo com imagens de câmeras de segurança de um comércio nas proximidades, o veículo atravessava a linha férrea quando parou sobre os trilhos, momento em que a locomotiva se aproximava. Segundo o superintendente de Trânsito de Catalão (SMTC), Ronaldo Rosa, o motorista relatou que, ao perceber a aproximação do trem, tentou engatar a marcha à ré, mas acabou errando a marcha, o que o fez parar sobre a via férrea. O veículo foi atingido no para-choque traseiro.
Com o impacto, a locomotiva precisou permanecer parada por aproximadamente 40 minutos até que as equipes técnicas verificassem possíveis danos nos vagões, provocados pela frenagem brusca. Durante esse período, o trânsito ficou congestionado nas vias de acesso ao outro lado da linha férrea.
A Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) esteve no local, realizou a sinalização das vias e orientou os motoristas. O caso serve de alerta para que condutores redobrem a atenção ao atravessar passagens de nível. Parar sobre os trilhos pode representar risco grave à segurança no trânsito.
A reportagem entrou em contato com a VLI, concessionária responsável pela malha ferroviária na região, mas até o fechamento desta matéria não houve posicionamento oficial.
Ver essa foto no Instagram
Nota da VLI
A VLI, controladora da linha férrea, informa que registrou na manhã desta quinta-feira (22) uma ocorrência em um trecho ferroviário no perímetro urbano de Catalão (GO), quando um veículo avançou pela passagem em nível enquanto a locomotiva se aproximava da travessia. A companhia mobilizou sua equipe local para os procedimentos de segurança padrão e esclarecer que não houve vítimas e o tráfego no trecho ferroviário já se encontra liberado.
A empresa lamenta o registro e informa que o local está devidamente sinalizado e que todos os procedimentos de segurança, como o acionamento dos freios de emergência e alertas sonoros, foram adotados. A VLI acrescenta ainda que é fundamental que pedestres e motoristas estejam sempre atentos nas passagens em nível e que obedeçam aos elementos de sinalização, como placas, avisos e sinais sonoros antes de cruzar a linha férrea.