Vacinação contra a dengue em Catalão começa na próxima terça-feira (20) para crianças de 10 e 11 anos

A partir desta terça-feira, 20 de fevereiro, o imunizante estará disponível nos postos de saúde de Catalão e distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo.

(Foto: Ilustrativa / Divulgação)

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dará início, nesta terça-feira (20) à vacinação contra a dengue em todas as unidades de saúde do município.

Em Catalão, inicialmente, a vacinação contra a dengue vai contemplar crianças de 10 e 11 anos, faixa etária que apresenta maior risco de agravamento. Isto porque o laboratório que está fornecendo a vacina Qdenga, por meio do SUS, tem uma quantidade restrita de doses disponíveis.

Serão necessárias duas doses

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.

“Nesta primeira remessa iremos receber 2.928 doses, quantidade que dará vacinar todas as crianças de 10 e 11 anos do nosso município (segundo dados do IBGE). Por isso, pedimos aos pais ou responsáveis que levem, as crianças em uma das nossas unidades de saúde. Com a liberação gradativa do imunizante por parte do governo, iremos estender a vacinação para outros grupos prioritários”, disse Velomar Rios, secretário de Saúde de Catalão.

Horário de vacinação

Das 7h às 11h e das 13h às 16h45

Importante

Levar cartão de vacina e documento pessoal da criança.

Ameaça

No ano passado não foi registrado nenhum caso grave entre os pacientes internados por causa da dengue em Catalão. Mas, agora em 2024, com o período chuvoso e a proximidade de Catalão com municípios onde a doença avança rapidamente, os casos aumentaram bastante. As autoridades de saúde alertam para o sério risco da inserção do vírus Tipo 3, que causa a forma mais grave da doença.

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Catalão)

Comentários