Vacinação bivalente contra a covid-19 começa nesta segunda, em Catalão

A aplicação das doses acontecerá na próxima segunda-feira (27), no Centro Integrado de Infectologia e Imunização (ao lado do SAMU).

Saúde distribui vacina bivalente contra a Covid-19 para início da campanha 2023. (Foto: Danilo Avanci/SESA)

Na próxima segunda-feira (27), a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dará início à campanha de vacinação bivalente contra a covid-19. A campanha é nacional e foi dividida em 5 fases, sendo a primeira delas destinada grupos prioritários. Catalão iniciará pelos seguintes públicos-alvo:

  • Idosos acima de 90 anos de idade;
  • Pessoas imunossuprimidas de 12 anos ou mais que tenham tomado o último reforço monovalente há 4 meses ou mais, ou a última dose do esquema primário há 4 meses ou mais;
  • Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).

A aplicação das doses acontecerá no Centro Integrado de Infectologia e Imunização Profº João Martins Teixeira, que fica situado na Av. Vinte de Agosto (ao lado do SAMU). O horário de atendimento é das 08h às 11 horas e das 13h às 16h30.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

O primeiro lote com 1.368 doses da vacina bivalente chegou em Catalão nesta última quarta-feira (22/02). O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico) com vacinas monovalentes.

Documentação (original e xerox)

No momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto, cartão SUS, cartão de vacinação e laudo médico, caso a pessoa tenha alguma comorbidade (este ficará retido e arquivado no ato da vacina).

Etapas

Fase 1: pessoas de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições); imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;

Fase 3: Gestantes e puérperas;

Fase 4: Trabalhadores da saúde;

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente.

Pessoas que ainda não iniciaram a vacinação

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses monovalentes incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.

Comentários