UFCAT se projeta internacionalmente após missão acadêmica na Turquia

Visibilidade internacional da marca e networking com instituições de ensino superior estrangeiras marcaram a participação da UFCAT na delegação brasileira desta missão. Saiba mais!

Delegação brasileira no stand do GCUB na Exhibition Fair, no EURIE 2023 – (Foto: Divulgação / UFCAT)

Entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março de 2023, a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) participou de várias atividades em Istambul, na Turquia, dentre elas uma visita à Universidade de Istambul e a participação no Eurasia Higher Education Summit (EURIE), cujo destaque foi a projeção da Universidade no ensino superior internacional, conectando outras partes do mundo com o grande potencial da região da Eurásia.

Estas atividades fizeram parte da missão internacional organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com a Eurasian Universities Union (EURAS) e com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Istambul. A UFCAT foi representada por sua Reitora Pro Tempore, Prof.ª Roselma Lucchese e pelo Diretor de Relações Internacionais, Prof. Rafael de Ávila Rodrigues.

A missão acadêmica teve como metas principais: partilhar ideias, experiências e boas práticas para a internacionalização do ensino superior; gerar oportunidades de parceria para colaboração acadêmica, intercâmbio de alunos/funcionários e muitas outras joint ventures (empreendimentos conjuntos); discutir os desafios que o ensino superior enfrenta hoje, explorar novas tendências e descobrir soluções inovadoras e explorar os sistemas de ensino superior, fluxos de mobilidade estudantil, dinâmicas de recrutamento na região da Eurásia.

Considerando o potencial de cooperação em rede do Grupo EURAS, a participação da delegação brasileira no evento foi muito valiosa para a divulgação das universidades associadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), bem como para a realização de reuniões, estabelecimento de networking e identificação de potenciais projetos e parceiros com as instituições dos países da Eurásia. Nesse sentido, o Diretor de RI da UFCAT avaliou o impacto desta participação no âmbito da Instituição: “o impacto desta missão internacional foi a visibilidade da UFCAT no cenário da internacionalização, promovendo o conhecimento e aprendizado com as atividades no EURIE, visitas técnicas e os contatos estabelecidos com as universidades estrangeiras”, expressou ele.

Em termos de demarcar território e se apresentar como uma supernova universidade brasileira empenhada em internacionalizar sua marca e estabelecer vínculo com universidades estrangeiras, para parcerias de pesquisa, inovação, sem dúvidas, esta missão proporcionou isto, como bem classificou a Reitora da UFCAT. “Esse evento marcou um avanço para a política de internacionalização da UFCAT! Primeiro, por se inserir no GCUB, uma importante e expressiva associação de universidades, com o propósito de firmar parcerias internacionais. Segundo, por compor a delegação brasileira na missão, se fazer presente e projetar-se junto ao GCUB na Exhibition Fair e Embaixada Brasileira na Turquia. Assim, oportunizou-se a divulgação da UFCAT, por meio de networking e identificação de importantes parceiros oriundos dos países da Eurásia”, expôs Roselma.

O EURIE 2023 reuniu instituições de ensino superior de todo o mundo – (Foto: Divulgação / UFCAT)

Com informações UFCAT.

Comentários