TSE lança título de eleitor digital que pode substituir documento impresso no dia de votação

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou hoje o E-título, versão digital do título de eleitor que pode ser utilizada para substituir o documento impresso. Segundo o ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, a novidade já será válida para a eleição presidencial do ano que vem.

O E-título pode ser gerado via aplicativo disponível para Android e iOS. Por enquanto, apenas a versão da Play Store do aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral está disponível. A versão da App Store será lançada dentro de 10 dias, segundo a assessoria do órgão.

Além de trazer as informações presentes no título eleitoral convencional, o E-título também conta com fotodados sobre quitação eleitoral, cadastro biométrico e um geolocalização indicando a zona em que o eleitor vota. A autenticidade do documento digital ocorre via QR Code.

 

O TSE disse que todo o desenvolvimento da tecnologia foi feito pelo setor de TI do Tribunal Superior Eleitoral e do TRE do Acre, que começou a iniciativa. O órgão também afirma que a implementação da novidade não trouxe custos extras para o Estado.

Assim como acontece com a carteira de motorista digital, o E-título não será um substituto do titulo de eleitor impresso, que continuará sendo válido e emitido. Caso o eleitor opte por usar a versão em papel, também é necessário levar um documento com foto, já que o título de eleitor impresso não possui imagem.

Fonte: TSE

Comentários