Triângulo Mineiro segue com 26 casos de sarampo confirmados e Uberlândia

Números relativos aos casos de sarampo seguem sem alterações no Triângulo e Alto Paranaíba — Foto: Nayara de Paula/G1

O número de 26 casos confirmados de sarampo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba não sofreu alteração desde o balanço do dia 14 de novembro. A informação é do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

No levantamento anterior, foram mais três ocorrências em Uberlândia, que passou de 20 para 23 casos, e duas novas em Araguari, os primeiros registros na cidade. O município de Frutal também havia registrado um caso confirmado, mantido nos últimos dois balanços.

Conforme balanço da SES-MG, Uberlândia, segunda cidade mais populosa de Minas Gerais, também é a segunda com maior incidência da doença no Estado, atrás apenas de Belo Horizonte, com 47 casos.

Triângulo e Alto Paranaíba

Somente Uberlândia, Frutal e agora Araguari têm casos confirmados de sarampo no Triângulo e Alto Paranaíba. A quantidade de confirmações na região corresponde a 20% do total dos casos em Minas. No Estado, são agora 120 confirmações desde o início do ano (veja mais abaixo).

Neste sábado (30), na maioria das cidades do Triângulo e Alto Paranaíba, ocorre o Dia D de vacinação contra o sarampo. A campanha atual tem como público-alvo jovens com idades entre 20 e 29 anos.

Casos em Araguari

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Araguari já havia confirmado ao G1 os dois casos pela epidemiologia, sendo de duas crianças que estão com a vacinação em dia.

A Administração esclareceu que foi uma manifestação mais fraca e que o bloqueio foi feito, conforme o protocolo do sarampo, vacinando crianças e familiares das pacientes crianças contagiadas.

Campanha em Uberlândia

Uberlândia recebe a campanha de vacinação nacional até dia 30 de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde adotou uma série de ações em toda a cidade para facilitar o acesso à imunização.

Só precisa se imunizar quem está com o esquema vacinal da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto. Confira os locais de vacinação.

Nas matérias anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia já havia adiantado ao G1 que nove casos confirmados são de pessoas com mais de 20 anos de idade.

Os primeiros casos confirmados no Estado foram relacionados à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com doentes provenientes de lá.

Com informações G1

Comentários