Trecho da rodovia BR-050 no Triângulo Mineiro tem a maior concentração de acidentes de MG

Considerada a melhor rodovia de Minas Gerais, trecho da BR-050 no Triângulo Mineiro possui a maior concentração de pontos de acidentes por quilômetro em todo o estado

Rodovia BR-050 passa por Uberaba — Foto: Reprodução/TV Integração

Minas Gerais possui a maior malha rodoviária do Brasil, com 7.689 quilômetros de rodovias federais, 23.663 KM de rodovias estaduais e 238.191 KM de rodovias municipais. Tantas estradas também trazem um número triste: é o estado com maior número de acidentes e mortes em rodovias do país.

Segundo a CNT – Confederação Nacional do Transporte – foram 712 óbitos entre novembro de 2022 e outubro de 2023. Isso representa 12% das 5.520 mortes em acidentes de rodovia no Brasil durante o mesmo período. Mas, afinal, qual trecho de rodovia no estado possui o maior índice de acidentes?

A BR-050 começa em Cristalina, Goiás, cortando 9 municípios goianos e mineiros, até a cidade de Delta, na divisa entre Minas Gerais e São Paulo. No Triângulo Mineiro, a rodovia possui 220 km de extensão, totalmente duplicada, que podem ser percorridos em pouco mais de 2 horas. Contudo, a atenção deve ser redobrada ao passar por esse caminho.

Em 220 quilômetros considerados da BR 050 no Triângulo Mineiro, foram 31 pontos com mais de cinco acidentes em um mesmo quilômetro, em um total de 264 desastres, 9 pessoas mortas e 291 feridos durante o período analisado. A cada 6,7 km rodados, o motorista encontra um ponto com histórico de acúmulo de desastres.

O índice é maior do que de rodovias mais “assustadoras”, como a BR-381, conhecida como a Rodovia da Morte no trecho entre Belo Horizonte e João Monlevade, com média próxima a um ponto com histórico de acidentes a cada 7,3 km. Os números são da PRF – Polícia Rodoviária Federal – e leva em consideração o ano de 2023.

Curiosamente, a BR-050 foi considerada a melhor rodovia de Minas Gerais em uma levantamento da CNT, sendo a 36ª melhor estrada de todo o Brasil no mesmo ranking. A Confederação considera que o pavimento, a sinalização e a geometria da via estão acima da média em comparação a outras estradas do Brasil. Mas, afinal, se a estrada é boa, por que tantos acidentes?

Um dos motivos é a densa povoação nos trechos que cortam e interligam as cidades de Uberlândia e Uberaba. Veículos pesados dividem espaço com automóveis de passeio e motocicletas, em um misto de trânsito urbano e de rodovia, que tem se mostrado uma combinação favorável à ocorrência de acidentes.

Conforme noticiado pelo Regionalzão, um grave acidente ocorrido no último sábado, 27, envolveu 5 veículos no trecho urbano da BR-050, na altura do cruzamento com o viaduto da avenida João Naves de Ávila, e deixou uma pessoa morta e três feridas.

Ironicamente, a pista duplicada e bem pavimentada “incentiva”a imprudência de alguns motoristas. Em todo o estado, os trechos com maiores números de acidentes e mortes ficam em pontos duplicados e até de múltiplas pistas. O professor Raphael Lúcios Reis dos Santos, do Departamento de Engenharia de Transportes do Cefet-MG, falou sobre o assunto com o jornal Estado de Minas.

“Quando se tem pistas duplas e até múltiplas, os motoristas por vezes têm uma falsa sensação de segurança, de que podem aumentar a velocidade, porque têm espaço, quando há uma reta longa ou descida. Mas é preciso ter atenção. A velocidade de segurança deve ser respeitada para se fazer curvas de forma adequada. O fator humano tem contribuição decisiva nos acidentes”, alerta o professor do Cefet.

 

(Com informações dos jornais Estado de Minas e O Tempo)

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