Sob medidas sanitárias, escolas estaduais voltam às aulas presenciais nesta quarta-feira

Protocolos para evitar disseminação da Covid-19 devem ser cobrados nas escolas.

Escolas administradas pelo estado iniciam calendário escolar nesta quarta-feira (Imagem Reprodução)

Prepare o caderno novo, separe uma caneta, o lápis e vem, porque o 1º semestre de 2022 já tem data marcada para começar!

A Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc-GO) já definiu o Calendário Escolar da Rede Pública Estadual de Ensino de 2022. O ano letivo iniciará nesta quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 e será concluído no dia 20 de dezembro de 2022. As aulas ocorrerão apenas no modelo presencial.

Entre as mudanças trazidas pela portaria está a implementação do Novo Ensino Médio para os estudantes do 1º ano. A carga horária mínima será 1.000 horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias letivos. Semelhante ao planejamento de anos anteriores, o Ensino Fundamental e as turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio terão carga mínima de 800 horas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), informou que as aulas presenciais estão autorizadas sob a Nota Técnica nº 9 de setembro do ano passado que dispõe sobre as medidas sanitárias para o retorno das atividades escolares.

“A máscara será de uso obrigatório, as unidades de ensino continuarão disponibilizando álcool em gel e incentivando a higienização das mãos. Todas as nossas escolas receberam as máquinas pulverizadoras e termômetros para aferição de temperatura. A escola é lugar seguro. Teremos a cautela de observar se uma criança apresentar um quadro febril, ela será encaminhada de imediato para uma unidade de saúde, como também os pais serão informados”, frisou a secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

A secretária também fez questão de destacar que a Seduc hoje tem um único foco: trazer os alunos para as salas de aula. Para ela, somente dessa forma será possível recuperar o déficit de aprendizagem dos estudantes, apontado pelas pesquisas como resultado do período em que os alunos ficaram em regime de aulas remotas por conta da pandemia da Covid-19. “Não haverá ensino remoto ou híbrido, como de costume durante a pandemia nos últimos dois anos. Para o aluno que tiver alguma comorbidade ou apresentar algum tipo de enfermidade, será disponibilizado no portal NetEscola do Seduc-GO lista de atividades, aulas, conteúdos e textos para a família baixar e trabalhar esse conteúdo, e, posteriormente, levar para o professor titular do aluno. Supondo que haja alguma necessidade de um atendimento para o aluno, a escola na qual o aluno estiver matriculado, estará disponível para esclarecer as dúvidas. As avaliações sempre serão de forma presencial”, esclareceu.

Comentários