Situação da ocupação das UTIS nos hospitais de Catalão, em 07/07/2020

(Foto: Reprodução)

Informações sobre a quantidade de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinados ao tratamento de pessoas com COVID-19 em Catalão, seja nas unidades hospitalares conveniadas com a rede pública de saúde (Sistema Único de Saúde – SUS) ou privada/particular), tem sido assunto de muita discussão e preocupação por parte da população local.

Diante desses questionamentos, por meio do portal da Secretaria Estadual de Saúde/SUS e em confirmação junto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Zap Catalão realizou um levantamento da quantidade de leitos de UTIs disponíveis e ocupados, no período da manhã do dia de hoje, terça-feira (07/07).

Conforme levantamento, Catalão tem 4 (quatro) hospitais, destes apenas 2 estão aptos e preparados para receber pacientes com Covid-19.

DETALHAMOS:

No Hospital Nars Faiad são 12 leitos de UTIs do SUS aptos a receber pacientes, hoje (07/07), todos os 12 estavam ocupados, portanto, atingiu 100% de ocupação, não havendo vaga disponível para UTI.

Ainda neste Hospital, há 08 leitos de UTIs para Convênio/Plano de Saúde, destes, hoje (07/07), 03 estavam ocupados com pacientes com COVID-19, desse modo, há 05 leitos disponíveis.

Esclarecemos que o Hospital Nars Faiad é referência no tratamento de Covid-19 em Goiás, por isso recebe pacientes para internações, especialmente na UTI, de outras regiões do estado.

No Hospital São Nicolau, não há UTI credenciada ao SUS para COVID-19, mas tem 5 vagas de UTIs para Convênio/Plano de Saúde, as quais hoje estão todas ocupadas, isto é, não há vagas disponíveis.

A Santa Casa de Misericórdia de Catalão, ainda não tem UTIs para tratamento de pacientes com Covid-19, mas a Unidade hospitalar recebeu R$ 2 milhões do governo federal e possivelmente, no fim de semana, 8 leitos de UTI pelo SUS devem ser inaugurados. Não há informações se todos ou parte deles serão disponibilizados para internações de pacientes do COVID-19.

– Na Unidade de Pronto Atendimento de Catalão (UPA), é um local que atende pacientes com todos os tipos de patologias/doenças, inclusive, com sintomas de COVID-19, os quais, quando necessitam, são postos em leitos isolados até transferência à outra unidade de saúde para continuidade do tratamento.

– Por fim, o recém-reinaugurado Hospital Materno Infantil, não possui UTIs, mas tem 20 leitos aptos a receber internações de pacientes com COVID-19, entretanto, a SMS relatou dificuldades em contratar funcionários para início de atendimento à esses pacientes.

Ressaltamos, que as informações foram coletadas na manhã do dia 07/07/2020, podendo ter alterações a qualquer momento, conforme evolução do quadro de saúde dos pacientes internados nos leitos de UTIs.

Comentários