Sindicato Rural de Catalão: Programa Agrinho promove a formação de agentes educacionais para desenvolver projetos relacionados à produção rural sustentável

Participaram da reunião cerca de 46 agentes de Educação de 18 Instituições Educacionais da rede municipal de ensino

(Foto: Divulgação/Sindicato Rural)

O programa Agrinho, realizado pelo Sistema Faeg/Senar em parceria com Sindicatos Rurais, tem como objetivo agregar ao ensino público e privado a formação de agentes educacionais (gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores) no desenvolvimento de projetos relacionados à produção rural sustentável. A cada ano, o programa apresenta um tema, e em 2023, o tema é “Acolher, Empreender e Preservar”.

Desenvolvimento do Programa

A segunda etapa do programa Agrinho aconteceu durante esta semana em Catalão, onde 46 profissionais da educação e convidados participaram de uma reunião de suporte técnico-pedagógico. A Secretaria de Educação mobilizou 18 instituições educacionais que aderiram e assim, participarão do programa deste ano.

Além de Catalão, os municípios de Davinópolis e Ouvidor também receberão as visitas para adesão ao programa. O período de adesão vai até setembro, mas quanto antes as escolas garantirem sua participação, mais tempo terão para desenvolver os projetos em suas unidades.

Experiência e Aprendizado

Para a maioria dos participantes, será a primeira vez que participarão do programa. Os veteranos falaram de suas experiências e trocaram impressões e tiraram dúvidas com o tutor do Senar, Nilson Pequeno, que será responsável por acompanhar as ações em Catalão e região.

Impacto do Programa

De acordo com o presidente do Sindicato, Renato Ribeiro, sua equipe está empenhada na mobilização regional com o objetivo de garantir a participação recorde na região. O presidente afirmou que o projeto é um incentivo à educação e conscientiza os alunos e suas famílias sobre a importância da produção rural sustentável em nossas vidas.

A Coordenadora do Sindicato Rural de Catalão, Christiane Frezza, afirmou que a equipe está comprometida em aproximar as escolas estaduais e também as da rede privada ao programa Agrinho. Ela acredita que projetos como esse, se bem desenvolvidos, motivam os profissionais, fortalecem a escola e formam cidadãos mais conscientes.

Conclusão

O programa Agrinho é uma iniciativa importante que visa promover a formação de agentes educacionais para desenvolver projetos relacionados à produção rural sustentável. O programa ajuda a conscientizar os alunos e suas famílias sobre a importância da produção rural sustentável em nossas vidas e fortalece a educação.

QUEM PODE PARTICIPAR:

Podem participar professores, coordenadores de escolas das redes públicas e privadas, que atuam na Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior.

O edital já foi lançado e está disponível no site: www.sistemafaeg.com.br/senar/programas-e-servicos/agrinho. Os alunos da educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental participam através da produção de desenhos e do 3º ao 9º ano irão redigir redações relativas ao tema proposto.

A premiação, em dezembro em Goiânia, é  atraente e desperta interesse de alunos e profissionais da educação. Os alunos concorrem à smart speakers com tela (Alexa) e as escolas concorrem a carro 0 Km, motos e laboratórios móveis de ciências.

Comentários