Sindicato Rural de Catalão e Senar: 1º Encontro de Apicultura de Catalão foi um sucesso

(Foto: Divulgação / Sindicato Rural)

O Sindicato Rural de Catalão promoveu, no domingo, 18/6, o 1º Encontro de Apicultura de Catalão e reuniu mais de 100 pessoas entre produtores, familiares e interessadas em conhecer sobre os resultados da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG, desenvolvida por meio de parceria do Sindicato com o Senar. O objetivo foi comemorar os resultados positivos de um ano de assistência de 30 produtores assistidos pelo programa que visa o gerenciamento do negócio e o aumento da produtividade.

Com apicultores assistidos nos municípios de Catalão, Davinópolis, Três Ranchos, o evento foi considerado um sucesso.  Do total de produtores assistidos, o evento teve a participação de 90% deles. A programação começou com café da manhã e terminou com almoço.  A coordenadora Christiane Frezza, que foi a responsável pela mobilização desta turma, falou com entusiasmo sobre sua caminhada de mais de 12 anos incentivando a atividade em Catalão. Estavam presentes também a coordenadora regional do Senar, Jéssica Melo e o supervisor técnico Dyogo Arriel que destacaram pontos importantes sobre os serviços oferecidos pelo Senar.

Produtores de mel juntamente com o Técnico de Campo, o Presidente do Sindicato Rural, Renato Ribeiro e a coordenadora do evento, Christiane Frezza. – (Foto: Divulgação / Sindicato Rural)

Durante o evento contou com o balanço do programa que completa um ano, houve ainda sorteio de vários brindes direcionados à atividade. O principal deles, doado pelo Sindicato Rural de Catalão foi um macacão, considerado um importante EPI (Equipamento de Proteção Individual) para evitar ferroadas das abelhas nas colmeias. O ganhador foi o produtor Eduardo Oliveira dos Reis que recebeu o brinde das mãos do presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro e diretores.

Durante o encontro, foi apresentado um caso de sucesso: de um produtor que apresenta resultados surpreendentes depois que passou a ser acompanhado pelo programa. Leandro Batista e sua esposa Liria Silva, da Lê Mel (@lemel.natura) falaram sobre a evolução que o casal teve depois que passou a participar do programa: “Os resultados obtidos nesse primeiro ano de acompanhamento técnico são surpreendentes. Nós que começamos a produzir mel em 2021, já tivemos um crescimento de 72% de nossa produção, passando de 60 quilos para 220 quilos em 2023. A apicultura é minha paixão e tudo o que faço é com muita dedicação. Mas a assistência técnica me encorajou ainda mais e estou muito satisfeito com o apoio do Senar e do Sindicato”, disse Leandro ao final do evento.

Jèssica Melo fala do trabalho desenvolvido pelo Senar – (Foto: Divulgação / Sindicato Rural)

“Foi um encontro bastante produtivo e acredito que mesmo quem não é da área, como eu, pude aprender e conhecer a cadeia produtiva do mel e sua importância para nossa região”, diz o presidente do Sindicato Rural de Catalão, Renato Ribeiro. Atualmente a entidade conta com cinco cadeias produtivas ativas: a de Apicultura, Agricultura (Grãos), Bovinocultura de Leite e Corte e Hortaliças. A cada ano um evento como esse será realizado para apresentação dos resultados, informou Christiane. “O presidente encerrou o evento dando nota 10 e já querendo saber qual será o próximo evento”, disse ela.

Dyogo Arriel fala do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – (Foto: Divulgação / Sindicato Rural)

Sobre o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar:

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante dois anos, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia, que tem como objetivo aumentar a produtividade e a gerência da propriedade.

A ATeG contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Entrega de brindes

Comentários