Sindcom Catalão estabelece regras claras para empresas funcionarem no feriado de 12 de Outubro

Sindicato estará ativo na fiscalização das empresas durante esses feriados e cobrará o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Avenida 20 de Agosto, centro comercial de Catalão. (Foto: Zap Catalão)

No próximo fim de semana, a cidade de Catalão, celebrará dois importantes feriados religiosos, Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade, no dia 9 de outubro, e Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. Em virtude dessas datas festivas, o Sindicato dos Comerciários de Catalão (Sindcom) está atento para garantir que os direitos dos trabalhadores do comércio sejam respeitados.

No dia 9 de outubro, Nossa Senhora do Rosário, que é uma data definida pelo município como feriado local, está proibida a convocação dos trabalhadores comerciários para o trabalho. O Sindcom estará vigilante, fiscalizando as empresas para assegurar o cumprimento dessa determinação.

Já no dia 12 de outubro, dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o funcionamento das empresas que possuem acordo coletivo com o Sindcom é facultativo. Isso significa que as empresas podem convocar os trabalhadores comerciários, mas há requisitos a serem observados.

A jornada de trabalho para os empregados que trabalharem nos feriados será de 6 horas, garantindo um tempo de descanso adequado. Além disso, os empregadores deverão fornecer um lanche ao empregado ou pagar uma ajuda alimentação no valor de R$ 22,00 para cada trabalhador.

É importante destacar que o pagamento pelo dia trabalhado nesses feriados será em dobro ou mediante compensação do dia, garantindo que os comerciários sejam devidamente recompensados por seu trabalho nestas datas especiais.

O Sindcom, como representante dos comerciários de Catalão, estará ativo na fiscalização das empresas durante esses feriados e cobrará o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Em caso de dúvidas ou denúncias, os trabalhadores podem entrar em contato com o Sindcom pelos seguintes meios:

  • WhatsApp: (64) 9 8407-0036
  • Telefone: (64) 3411-4933

Comentários