SEST SENAT inaugura unidade em Catalão

O local tem capacidade para oferecer cerca de 54 mil atendimentos por ano

SEST SENAT inaugura unidade em Catalão (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (1), foi inaugurada a 166ª unidade do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em todo o Brasil. Localizada em Catalão, no sudeste de Goiás, a estrutura foi projetada para atender trabalhadores do setor de transporte, familiares e pessoas da comunidade. O local vai oferecer quatro especialidades de saúde: fisioterapia, odontologia, psicologia e nutrição, além de vários cursos de capacitação, incluindo treinamentos específicos na área de transporte.

O investimento na nova unidade foi de R$ 13 milhões, incluindo mão de obra, equipamentos e mobiliários. A estrutura conta, inclusive, com um moderno simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, usado para o aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica dos veículos.

Os cursos e atendimentos na área da saúde serão oferecidos gratuitamente para os profissionais de todos os modais do setor de transporte – rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. Os familiares destes trabalhadores e a população em geral também serão atendidos na unidade com valores subsidiados pelo SEST SENAT.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do Sistema Transporte e da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, destacou a importância da capacitação dos trabalhadores. “Essa unidade vai contribuir para que a gente possa qualificar mão de obra para as empresas de transporte, principalmente motoristas, porque há falta desses profissionais no mercado. O objetivo os SEST SENAT é formar trabalhadores qualificados e ajudar o Brasil na geração de emprego”, destacou Vander Costa.

O presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transportes de Cargas (Fenatac) e do Conselho Regional do Centro-Oeste do Sistema Transporte, Paulo Afonso Lustosa, ressaltou a importância da unidade. “Catalão é um polo de desenvolvimento que se destaca na mineração, na indústria, no agronegócio, na indústria automobilística, respondendo por grande produção no Brasil e isso é importante pra nós. Há uma concentração grande de veículos de carga, então, estamos aqui para qualificar a mão de obra”, pontou.

Todas as novas unidades do SEST SENAT estão sendo construídas sob preceitos de sustentabilidade. “Aqui temos placas fotovoltaicas e fazemos o reuso da água. O SEST SENAT tem uma preocupação muito grande nessa área. Temos inclusive um projeto que afere os veículos de carga e de passageiros para verificar a emissão de poluentes, permitindo ao empresário fazer correções preventivas”, explicou Nicole Goulart, diretora nacional do SEST SENAT.

A unidade foi do SEST SENAT foi construída em um terreno doado pela prefeitura de Catalão. “Nada nesse pais é feito sem o transportador, sem o trabalhador do transporte, então é muito importante pra nós essa unidade. É mais uma realização na cidade”, comemorou o prefeito de Catalão, Adib Elias.

Unidade Catalão

A unidade do SEST SENT em Catalão foi construída no bairro Copacabana II, praticamente ao lado da BR-050, importante rodovia que liga, entre outros destinos, Brasília à São Paulo. A estrutura possui quase dois mil metros quadrados de área construída, com três salas de aula, para até 25 alunos cada; uma sala de treinamento EaD, para até 18 pessoas; além da sala de treinamento do simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, que possui capacidade para até 15 alunos. O local conta ainda com quatro consultórios equipados para atendimento de fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia, além de um auditório para quase 500 pessoas, onde poderão ser realizados grandes eventos, treinamentos e palestras.

Homenagem
O SEST SENAT de Catalão (GO) recebeu o nome de José Rodrigues da Silva Luz, um dos grandes pioneiros do transporte de cargas no Brasil. Conhecido como Zezinho Goiasil, ele começou a trabalhar no setor depois de se mudar da zona rural de Goiás velho para a capital Goiânia (GO). Em 1959, com apenas 22 anos, já gerenciava a filial da empresa nacional Transportes Rampa, que operava no estado de Goiás. Em 1964, fundou a Transportes Goiasil Ltda., que se transformou em uma das principais empresas de cargas fracionadas do Centro-Oeste. A transportadora chegou a ter 13 filiais em todo o país e cerca de 1,8 mil colaboradores. Zezinho Goiasil foi, também, pioneiro na criação e na consolidação de entidades setoriais de transporte de cargas. Ele atuou como membro-fundador da ASSETREG (Associação de Carga de Goiás), a base para a fundação do SETCEG (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Goiás). Além disso, foi membro fundador do SINDIBRÁS (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Distrito Federal), tendo papel fundamental para o fortalecimento de empresas transportadoras.

Expansão

Com a inauguração em Catalão, o SEST SENAT agora conta com 166 unidades em todo, sendo sete delas em Goiás nos municípios de Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Luziânia e Rio Verde. A construção de novas unidades integra o Plano de Expansão e Melhoria da Rede Física do SEST SENAT em todo o Brasil. A entidade busca oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

(Com informações, SEST/SENAT)

Comentários