SES aguarda a chegada de insumos para realizar testes diagnósticos de varíola dos macacos em Goiás

Insumos devem chegar nas próximas semanas

(Foto: Agência Brasil)

A Secretaria estadual de Saúde de Goiás aguarda apenas a chegada de insumos para realizar exames diagnósticos da varíola dos macacos.

Atualmente, apenas quatro laboratórios no país fazem o exame específico. Segundo a superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a descentralização dos exames foi uma demanda dos estados repassada ao Ministério da Saúde. Ela afirma que o Laboratório Central (Lacen) de Goiás está preparado e aguarda apenas a chegada de materiais necessários.

Diagnóstico

De acordo com a Anvisa, atualmente o diagnóstico da monkeypox no país é feito por meio de ensaios moleculares de PCR com metodologia desenvolvida pelo próprio laboratório de análise clínica, com base em protocolos validados. Essa forma de atuação está regulamentada e é equivalente à aplicada por diferentes países, principalmente quando ocorre epidemia por agentes etiológicos emergentes.

O exame é o mesmo que é realizado para a detecção da Convid-19, e no momento todos os exames coletados em Goiás estão sendo encaminhados para fora do estado para a realização do teste.

Com Informações Rádio CBN Goiânia e AgênciaBrasil (Adaptador).

Comentários