Servidores plantonistas frustram possível fuga de detentos da UPR de Catalão

Em ação conjunta com a Polícia Militar local, a frustração ocorreu após monitoração e realização de procedimento de revista estrutural

Presídio de Catalão

Servidores Plantonistas da Unidade Regional Prisional (UPR) de Catalão frustraram possível fuga de detentos do presídio, neste sábado, 11/04. A ação contou com o auxílio da Polícia Militar local.

Segundo a 4ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), durante a madrugada deste sábado, policiais se deslocaram ao presídio informando o recebimento de uma denúncia anônima sobre uma possível fuga que ocorreria no final de semana.

Diante da informação, de imediato, a direção do estabelecimento penal determinou a realização de uma revista estrutural de forma minuciosa. Na ação, foi encontrado um buraco perfurado no banheiro de uma das celas do presídio por detentos que cumprem pena por diversos crimes, dentre eles roubo, receptação, tráfico de entorpecentes e homicídio.

Mediante a situação, os servidores atentaram-se identificando que o túnel estava sendo perfurado sentido a um lote que fica ao lado da unidade.

Rapidamente os custodiados foram transferidos para as demais celas do presídio. A cela que foi danificado foi interditada para reforma. Os objetos utilizados na ação foram colocados à disposição das autoridades competentes para os devidos fins.

A direção da UPR abriu procedimentos administrativos internos para apuração e aplicação das sanções disciplinares aos detentos responsáveis pelo fato conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

O Grupo de Intervenção Tática (GIT) da regional está no local para auxiliar na segurança local, pós revista. As ações são resultantes da aplicação do conjunto de medidas determinadas pelo Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública, em consonância com a DGAP para garantir a segurança em ambientes prisionais.

Comentários