SEFAC: 22 de abril comemora-se o Dia Internacional da Terra

Dia Internacional da Terra

O Dia da Terra é um dia de ação política e de participação cívica (Foto: Divulgação/Sefac)

A destruição dos biomas impulsionada pelas atividades humanas, como desmatamento, uso excessivo dos recursos naturais, poluição das águas do ar e do solo, agricultura insustentável, uso de pesticidas, consumismo, entre outros, tem levado à rápida perda da biodiversidade e provocado eventos climáticos mais extremos devido ao aquecimento global, impactos esses sem precedentes no planeta.

Portanto, para que se altere o cenário posto, é urgente uma mudança de consciência que anuncie ações- tanto individuais como do poder público –  para preservação da Terra. É necessário também fortalecer o movimento global de consumidores, eleitores, educadores, líderes religiosos, cientistas para que pressionem governos a fim de que se cumpra o que foi compromissado entre 195 países no Acordo de Paris, durante a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), em 2015.

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez no dia 22 de abril de 1970, a partir da mobilização do senador ambientalista norte-americano Gaylord Nelson, quando cerca de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos foram às ruas para protestar contra o derramamento de óleo, poluição atmosférica e contaminação dos rios, e 42 estados aprovaram leis ambientais para celebrar a data.  Em 2009, as Nações Unidas declararam o dia 22 de abril o Dia Internacional da Mãe Terra.

O Dia da Terra “é um dia de ação política e de participação cívica”, afirma Kathleen Rogers, presidente da organização Earthday.org, criada em 1970, que impulsiona campanhas e ações mundiais para a conservação do nosso Planeta.

Comentários