Secretaria de Meio Ambiente promoverá a quarta edição da Virada Ambiental em Catalão

Serão plantadas 500 mudas na ocasião.

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Catalão)

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC) promoverá no dia 24 de novembro a quarta edição do Projeto Virada Ambiental, assim como acontecerá simultaneamente em várias cidades do Estado de Goiás. O evento de conscientização e reflorestamento ambiental será realizado às 08:00 horas, na área verde do Bairro Liz, localizada na Rua Alameda do Buritis.

A ação mobilizará a comunidade vizinha à área verde do Bairro Liz, além de empresas, instituições de Ensino Superior e da Educação Básica, no plantio de 500 mudas de espécies do Cerrado e frutíferas, em uma área de mais de 5.000 m². Além da participação dos moradores do bairro e parceiros, toda a comunidade é convidada a participar do plantio das mudas.

A Virada Ambiental é um projeto idealizado pelo Professor Emiliano Godoi, da Universidade Federal de Goiás com intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Trata-se de uma mobilização simultânea em todo o Estado de Goiás, onde os municípios realizam ações de plantio e conscientização ambiental na semana do dia 22 de novembro, Dia Estadual da Conscientização Ambiental. Centenas de municípios aderiram à ação e cada um é responsável pelo plantio de, no mínimo, 500 mudas.

O evento conta com a parceria de inúmeras instituições a nível estadual, como: Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Em Catalão, o projeto foi abraçado por várias instituições tanto públicas como privadas, dentre elas: Prefeitura Municipal de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAC), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), CMOC, John Deere, Ápice Guindaste e Colégio Estadual Rita Paranhos Brêtas.

O Secretário de Meio Ambiente, Silas Tristão, lembrou que “já foram plantadas em Catalão mais de 2.000 mudas de diferentes espécies em outras edições da Virada Ambiental. E dessa vez, a meta é continuar dando segmento ao reflorestamento da área verde no espaço urbano, mas também com parcelas de árvores frutíferas e não apenas com nativas do Cerrado. Assim, além de gerar melhoria na qualidade hídrica, do ar e do microclima local, também disponibiliza alimento e habitat para a fauna local, vivência e colheita de frutos para moradores do Bairro Liz e entorno e, claro, o embelezamento e valorização de toda região”, finalizou o secretário.

Comentários